Comportamento Organizacional

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a) Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos principais processos organizacionais comportamentais a nível individual e grupal numa organização.
b) Desenvolver competências para melhor compreensão/gestão das pessoas, a nível interpessoal/grupal.
c) Desenvolver sentido crítico e reflexivo em Comportamento Organizacional.

Programa
1. Delimitação conceptual do Comportamento Organizacional
2. Comunicação (funções,níveis de análise, processo comunicacional, competências comunicacionais, estilos pessoais de comunicação)
3. Motivação (processo motivacional, principais teorias e satisfação no trabalho)
4. Liderança (teorias, principais estudos e resultados organizacionais)
5. Comportamentos de cidadania nas organizações (justiça, atitudes, características personalidade, consequências)
6. Conflito e negociação (principais tipos de conflitos; estratégias/táticas competitivas, integrativas e acomodativas; distorções percetivas e enviesamentos cognitivos na negociação)

Metodologia de avaliação
- Em época de frequência, realização de uma prova escrita no final do semestre, para admissão ou dispensa de exame.
- Prova escrita nas épocas de exame estabelecidas.
- Condições específicas: em qualquer prova escrita se a classificação for maior ou igual a 15,5 (quinze vírgula cinco) o aluno é admitido a uma prova oral (de igual peso que a prova escrita) e a nota final é a média das provas. Caso não compareça será atribuída a classificação de 15,0 (quinze vírgula zero) valores.

Bibliografia
- ROHRICH, O. (2014). Os 11 Elementos da Motivação. Lisboa: Lidel Idioma.
- CAETANO, A. (2011). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora.
- GIBSON, J. (2006). Organizações. Comportamento, estrutura e processos. São Paulo: McGraw-Hill.
- PINA e CUNHA, M. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora Recursos Humanos.
- NEWSTROM, J. (2008). Comportamento Organizacional. O Comportamento Humano no trabalho . São Paulo: McGraw-Hill.
- REGO, A. (2016). Comunicação pessoal e Organizacional. Lisboa: Editora Sílabo.

Método de interação
Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios e jogos de grupo.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.