Gestão da Qualidade

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Ana Paula Gerardo Machado
- Luís Miguel Alves de Oliveira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Conhecer os conceitos básicos e os princípios da Qualidade;
Conhecer os referênciais normativos para Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança;
Perceber e implementar os requisitos da NPENISO9001:2015 e NPENISO 17025: 2018;
Implementar medidas para a melhoria continua.

Programa
1. Conceitos básicos sobre Qualidade.
2. Ciclo de vida e aptidão ao uso.
3. Evolução da Função Qualidade nas organizações.
4. Gestão da Qualidade e Sistemas de Suporte à Qualidade
5. Sistema Português da Qualidade.
6. Custos da Qualidade
7. Controlo da Qualidade
8. Enquadramento e requisitos das Normas ISO relativas à Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança. Sistemas Integrados.
9. Certificação de empresas e acreditação de laboratórios.
10. Ferramentas da Qualidade.
11. Análise dos requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2015 e NPENISO 17025: 2018;
12. Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na Norma ISO 9001:2015.
13. Auditorias da Qualidade.
14. Melhoria continua.
15. Importância da comunicação na implementação de SGQ
16. Importância da Liderança na implementação de SGQ

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Elaboração de trabalho escrito, obrigatório, realizado em grupo de 2 a 4, preferencialmente 3, elementos com ponderação de 40% na avaliação;
Teste escrito - 60%;
Dispensa de exame: nota mínima de 8 valores na prova escrita (teste com cotação para 20 valores) e classificação total, nota ponderada, maior ou igual a 9,5 valores, na avaliação contínua;

Avaliação por Exame em todas as épocas:
Trabalho escrito obrigatório realizado em avaliação continua em grupo de 2 a 4, preferencialmente 3, elementos com ponderação de 40% na avaliação;
Teste escrito - 60%
São aprovados os alunos com nota mínima de 8 valores na prova escrita (teste com cotação para 20 valores) e classificação total, nota ponderada, maior ou igual a 9,5 valores.

Bibliografia
- Ramos Pires, A. (2004). Qualidade-Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Sílabo
- Capricho, L. e Lopes, A. (2007). Gestão da Qualidade. Lisboa: RH Ed,
- Machado, A. (2020). Apontamentos Gestão da Qualidade. IPT: IPT
- Dafeo, J. (2016). Juran's Quality Handbook. (Vol. 1). Ohaio: McGraw-Hill Education
- Monteiro, , I. (2009). Apontamentos Gestão da Qualidade. (Vol. 1). IPT: IPT

Método de interação
Aulas expositivas e interativas com apresentação dos conceitos teóricos e componente prática com debate sobre as interpretações e metodologias propostas para a garantia e gestão da qualidade. Discussão e análise de casos reais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável