Física da Cor

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Desenvolvimento da competência de resolução de problemas relacionados com assuntos de escolha de iluminação e uso das diversas possíveis luzes no design com luz.

Programa
1-Conceitos de fotometria: energia e potência; fluxo luminoso; rendimento luminoso; intensidade luminosa e iluminância.

2-Espetro eletromagnético; fontes de luz monocromáticas e policromáticas. Corpo negro, temperatura de cor.

3-Reflexão (RE) e refração (RA) da luz: aplicações práticas das leis da RE e RA. Princípio Fermat. Transmissão e absorção da luz. Propriedades importantes dos meios transparentes (índice de refração, coeficiente de absorção). Lentes.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Mínimo de 2/3 de presenças nas aulas TP previstas.
10% Trabalho individual ligado ao design com luz em sala de aula (escolha pessoal ou ligado ao curso).
10% participação em aula, expondo dúvidas, partilhando opiniões e experiências.
80% Dois testes escolha múltipla online ao longo do semestre.

Restantes épocas de avaliação:
100% teste escolha múltipla online incluindo toda a matéria lecionada ao longo do semestre.

Bibliografia
- Hewitt, P. (2009). Física Conceitual (cap 19, 20, 26, 28 e 29). São Paulo: Bookman
- Fernandes, R. (0). sebenta teorica de fisica da cor 2012 2013. Acedido em 21 de dezembro de 2014 em https://www.dropbox.com/s/i1rotsj2q2sjt70/sebenta%20teorica%20de%20fisica%20da%20cor%202012%202013.pdf?dl=0
- Fernandes, R. (0). sebenta pratica de fisica da cor 2012 2013. Acedido em 1 de dezembro de 2014 em https://www.dropbox.com/s/isatzn16nok4vbl/sebenta%20pratica%20de%20fisica%20da%20cor%202012%202013.pdf?dl=0
- Fernandes, R. (0). Física da Cor IPT vibes, um PLE para servir de exemplo. Acedido em 1 de dezembro de 2014 em http://www.netvibes.com/rosab#conteudos_principais

Método de interação
Aulas teórico-práticas para exposição de conceitos usando simulações online e vídeos. Resolução de problemas.Testes de treino com feedback automático para estudo autónomo que não entram na nota da avaliação.

Software utilizado nas aulas
PHET simulations e outras simulações online.