Fotografia: Pensamento Crítico, Contextual e Teórico

 

Fotografia, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 S + 5,0 OT

Docente(s)
- Nuno Miguel de Sousa Vieira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a) Desenvolver e aprofundar os conhecimentos sobre o pensamento crítico na Arte Contemporânea e na Fotografia; contribuindo para um entendimento da fotografia como parte de um processo cultural mais amplo;
b) Cruzar a informação sobre o pensamento crítico na Arte Contemporânea e na Fotografia, contruindo uma visão relacional e de contagio reciproco entre a prática fotográfica em particular e da arte em geral;
c) Fornecer instrumentos de análise adaptados a uma reflexão critica na prática da fotografia, de modo a que os alunos consigam edificar um discurso escrito, articulado, sólido e pessoal tendo como ponto de partida um referente imagético pessoal ou de outrem;
d) Identificar as contingências de um pensamento crítico na prática da Fotografia na contemporaneidade, considerando que, qualquer acontecimento é sempre refém do seu contexto, as relações entre a produção artística e as particularidade e especificidade contextuais de determinada a sua produção e materialização são sempre constitutivas e construtivas da própria obra.

Programa
1. Campos operativos e definição de conceitos tendo como ponto de partida o lado da produção, desenvolver uma consciência critica e operativa sobre as implicações do ato produtivo no momento expositivo e vice-versa;
2. Modernismo, crítica e refundação e as suas reverberações para a prática artística contemporânea;
3. Arte contemporânea em geral e da Fotografia em particular e as suas múltiplas direções e contingências conceptuais. A prática da fotografia justaposta e numa relação de simbiose com o contexto.

Metodologia de avaliação
Apresentação, defesa e discussão dos trabalhos práticos propostos individualmente (70%)
A avaliação é contínua (30%);
Os alunos com classificação igual ou superior a 10 valores estão dispensados do exame;

Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas;

Em contexto de exame serão solicitados os mesmos trabalhos práticos que no contexto de avaliação continua (80%) e um exercício suplementar proposto para a situação de exame (20%);

Bibliografia
- Didi-Heberman, G. (2013). O Que Vemos, O Que nos Olh. (Vol. 1). Lisboa: Editora 34
- Marleau-Ponty, M. (2000). O Olho e o espí­rito. (Vol. 1). Lisboa: Veja
- Cauquelin, A. (2005). Teorias da Arte. (Vol. 1). São Paulo: Martins Fontes
- Ardene, P. (2006). Un Arte Contextual. (Vol. 1). Murcia: Cendeac

Método de interação
Aulas teóricas de exposição oral, debates, exemplos práticos, análise de textos, apresentações individuais e de grupo.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.