Processos Históricos e Experimentais em Fotografia 2

 

Fotografia, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)
- Alexandre José de Magalhães Figueiredo

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O aluno no final do semestre deverá ser capaz de compreender e executar de forma autónoma os processos de impressão fotográficos abordados; Saber distinguir características e potencialidades da execução dos diferentes processos de impressão; Saber analisar os constituintes dos suportes e reagentes das soluções fotossensíveis; Compreender e interpretar variáveis adjacentes aos processos como: contraste, densidade, véu, reprodução de detalhe; Consciencializar para uma utilização sustentável das técnicas de impressão, minimizando o impacto ambiental. Pôr em prática o sentido crítico e autonomia para contornar erros e defeitos de impressão e ser capaz de, com total autonomia, executar um projeto criativo no final da unidade curricular.

Programa
Parte 1 - Produção criteriosa de matrizes de grande formato por via digital e manipulação em software de edição.

Parte 2 – Impressão em cianotipia. Competências a adquirir: o aluno irá adequar o contraste do negativo ao contraste nativo da solução fotográfica. Manipulará a química do processo por forma a obter variações de cor alternativas ao azul da Prússia. Experimentará a cianotipia em diferentes suportes experimentando as potencialidades.

Parte 3 – Impressão em Antotipia. Competências a adquirir: compreender o potencial de utilização de plantas, especiarias e frutos para a produção de imagens fotográficas, numa lógica de sustentabilidade ambiental. Compreender a influência da variação de pH das soluções na obtenção de diferentes cores a partir da mesma matéria orgânica.

Parte 4 – Impressão em carvão. Competências a adquirir: produção do emulsão fotográfica à base de colóide e pigmento. Produção de provas múltiplas a partir da mesma matriz. Controlar a viscosidade através da manipulação de agentes restringentes de acordo com o contraste pretendido. Domínio da técnica de transferência da imagem do suporte temporário para o suporte definitivo.

Parte 5 - Revelação de película a preto e branco de 35mm com compostos orgânicos. Competências a adquirir: Produção de solução de revelação a partir de compostos orgânicos ácidos (ascórbico, tânico e gálico). Compreender as características distintivas de um processamento padrão. Consciencializar para a utilização de métodos de revelação sustentáveis.

Parte 6 - Produzir projeto final criativo com recurso a uma ou combinação de várias técnicas de impressão abordadas ao longo da UC.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e consiste:

Presença,Participação,Assiduidade-5%
4 exercícios práticos-35%
1 teste avaliação escrito-20%
Projeto final-40%

Para aprovar em Época Normal o aluno deverá obter classificação de 9,5/20 valores, valor a partir da média aritmética ponderada dos elementos de avaliação acima descritos. Para estar elegível para avaliação o aluno deverá ter entregue todos os exercícios práticos com nota mínima de 8/20; ter realizado o teste escrito; ter entregue o projeto final com nota mínima de 8/20.
Alunos com nota final da UC inferior a 8/20 estão excluídos das épocas de avaliação subsquentes. Alunos com nota final da UC superior a 8/20 poderão usufruir das épocas de avaliação subsquentes para aprovação ou melhoria. A aprovação ou melhoria incidem apenas sob os elementos de avaliação de projeto final e prova oral de conhecimentos teóricos.

A mesma metodologia é aplicada às Épocas de Avaliação subsquentes.

Bibliografia
- Nadeau, L. (1986). Modern Carbon Printing. London: LNR
- Anderson, C. (2019). Cyanotype: The Blueprint in Contemporary Practice (Contemporary Practices in Alternative Process Photography). London: Focal Press
- Scopick, D. (1991). The gum bichromate book: non silver methods for photographic printmaking. London: Focal Press
- Fabbri, M. (2011). Anthotypes: Explore the darkroom in your garden and make photographs using plants. Stockholm: Malin Fabbri

Método de interação
Expositivo, aulas teóricas lecionadas à distância com recurso a interface de projeção de diapositivos que articulam com prática laboratorial onde se procede à experimentação e aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto das aulas teóricas.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Silverfast
Charthrob