Sociologia da Comunicação

 

Fotografia, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 5,0 OT

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Compreender os fenómenos da comunicação numa perspetiva Sociológica:
b)Adquirir as metodologias e os conceitos teóricos que permitem a interpretação dos fenómenos comunicacionais na sociedade hodierna
c) Adquirir o conhecimento sobre a produção social da comunicação.
d)Identificar o papel da comunicação na construção do mundo social.
e)Desenvolver competências de análise e de reflexão.

Programa
1. As representações: Linguagem e Sociedade
- O mundo como Construção Social/narrativas como elementos de representação/Memória social como representação
2. Sociologia e Comunicação: o retorno aos Fundadores
2.1.Durkheim - Os Factos Sociais/ Solidariedades Mecânica e Orgânica/Estado de anomia/ Os rituais/ o Método sociológico;
2.2.Weber- interacionismo simbólico/ o sentido da ação social/ as formas de Poder/ Universos simbólicos;
3.Bourdieu: Espaço Social e Estilos de Vida /Capitais/ Campos Sociais e Poder Simbólico;
4. A Produção Social da Informação;
-Principais atores e estratégias comunicativas
5. A fotografia como objeto da Sociologia: Incursões na ideia de Sociologia da Imagem e da Fotografia

Metodologia de avaliação
Avaliação Continua
-recensão e discussão temática -20%
-prova escrita teórica - 40%
-Trabalho DE análise individual-40%
Avaliação final
Exame- prova escrita 100%

Bibliografia
- Berger, P. e Luckmann, N. (2010). Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro
- Bourdieu, P. (2011). O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70
- Castells, M. (2002). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian
- O Camponês e a Fotografia.(2006, 0 de junho). Revista de Sociologia e Politica, pp. 31-39.

Método de interação
exposição teórica / discussão temática e análise sociológica

Software utilizado nas aulas