Métodos de Representação 2

 

Conservação e Restauro

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 2,0 OT

Docente(s)
- Inês Domingues Serrano

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento do desenho bidimensional (2D) e da modelação tridimensional (3D) em suporte digital. Conhecimento das técnicas e formas de representação e de levantamento de artefactos, elementos e estruturas arquitetónicas. Desenvolvimento de competências no uso adequado de ferramentas, métodos de representação digital e expressão gráfica aplicados à documentação de bens culturais.

Programa
1.Sistemas e técnicas de representação de bens culturais.
2.Tecnologias de Desenho Digital.
3.Desenho bidimensional -"Desenho Assistido por Computador".
3.1 Conceitos fundamentais do desenho vectorial.
3.2 Ambiente de trabalho e interface.
3.3 Manipulação e criação de ficheiros.
3.4 Desenho e modificação das entidades.
3.5 Edição e impressão de documentos.
4. Modelação tridimensional -ferramentas digitais.

Metodologia de avaliação
A avaliação é periódica e expressa, através da realização de três trabalhos práticos individuais.

A classificação da avaliação periódica consiste na média ponderada dos três trabalhos práticos: Trabalho 1 (25%), Trabalho 2 (35%) e Trabalho 3 (40%)

Quando a classificação resultante da avaliação periódica for igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) o aluno é dispensado de exame.

O estudante fica excluído de exame caso os trabalhos referentes à avaliação periódica não sejam entregues até ao final do período de frequência.

O exame/Exame de recurso consiste numa prova em desenho assistido por computador

A classificação do exame/recurso resulta da média ponderada entre classificação da prova (50%) e a média dos trabalhos (50%) obtida na avaliação periódica.

Bibliografia
- Docci, M. e Maestri, D. e Gaiani, M. (2011). Scienza del disegno. Torino: Città Studi Edizioni
- Ching, F. e Juroszek, P. (2001). Representação gráfica para desenho e projecto. Barcelona: Gustavo Gili
- Molina, J. (2002). Máquinas y Herramientas de Dibujo. Madrid: Catedra
- Bedford, J. e Papworth, H. (2009). Measured and Drawn. Techniques and practice for the metric survey of historic buildings . Swindow: English Heritage

Método de interação
Aulas teóricas de exposição e demonstração dos conteúdos programáticos. Aulas teórico-práticas: realização de exercícios com diferentes níveis de dificuldade e autonomia Admite-se a leccionação através de métodos de interacção à distância.

Software utilizado nas aulas
Autocad