História das Ideias do Design

 

TeSP - Design Multimédia, Publicação em Diário da República - Despacho (extrato) n.º 7186/2021 de 20/07/2021

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira

Pré-requisitos

Objetivos
a) Perceber a intrincada relação do design com a vida diária, entendendo que eles estão diretamente relacionados porque o design responde a inúmeras e diversas necessidades do quotidiano.

b) Conhecer relações históricas do design com a arte, percebendo melhor o conceito de processo criativo;

c) Entender a aplicação de princípios básicos do design ao longo do tempo, preparando um informado uso dos mesmos na atualidade.

Programa
1. A criatividade como projeto e resposta a necessidades quotidianas:
- O conceito de design: análise de casos/projetos e produtos de referência;
- Olhar para o mundo através do design;
- Domínios do design;
- O processo criativo do design - aplicação de ideias, conceitos e necessidades diárias como princípios criativos para o design;

2. Relações históricas entre a arte e o design:
- Transformações sociais decorrentes da industrialização;
- O construtivismo Russo;
- O Movimento Arts & Crafts;
- A Bauhaus;
- A Pop Art;

3 - Breves noções sobre o campo visual do design:
- O formato,
- A relação figura-fundo,
- A textura,
- A escala e a proporção - a proporção áurea (o retângulo douro);
- A composição visual;
- A cor
- Princípios básicos do design;

4. Relações entre a visão, a perceção e a comunicação visual:
- Signos visuais, icons e logotipos,
- O cartaz;
- A Identidade Visual.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, pressupondo que cada aluno desenvolve os trabalhos propostos pelo docente com o seu acompanhamento e discussão crítica.
A assiduidade e participação nas aulas terá um peso de 20% da nota final.
Os trabalhos práticos executados nas aulas terão um peso de 30% da nota final;
A apresentação/defesa de um trabalho final terá um peso de 50% da nota final;
Estão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua nota igual ou superior a 10 valores.
O exame será a apresentação/defesa dos trabalhos práticos executados nas aulas e do trabalho final previamente acordado com o docente, devidamente revistos e melhorados.

Bibliografia
- Costa, J. (2011). Design para os olhos. Lisboa: Dinalivro
- Gombrich, E. (1993). A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.
- Kandinsky, W. (2002). Ponto Linha Plano. Lisboa: Edições 70
- Moura, M. (2018). O design que o design não vê. Lisboa: Orfeu Negro

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas, seguidas da realização de trabalhos teórico-práticos abordando e aplicando os conteúdos lecionados para consolidar conhecimentos.

Software utilizado nas aulas