Atelier de criatividade

 

TeSP - Design Multimédia, Publicação em Diário da República - Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 22,50 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Preparar os alunos para saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a iniciativa individual e coletiva.

Programa
1. Criatividade individual e organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Ferramentas.
2. Inovação organizacional:
- Definição.
- Processo.
3. Aprendizagem organizacional:
- Definição.
- Processo.
4. Mudança organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Barreiras e estratégias de gestão.

Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático em grupo que consistirá na apresentação de um protótipo de um produto ou serviço, sendo atribuída uma classificação final. A não comparência à apresentação e/ou a não realização do trabalho constitui reprovação. Em época de exame, a avaliação incidirá sobre a apresentação e discussão de um projeto, com uma ponderação de 100%.

Bibliografia
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espana: Paidos
- Marina, E. e M, J. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad1. (Vol. 1). Espana: Ariel
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work. (Vol. 1). London: Kogan Page
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London: Kogan Page

Método de interação
Metodologia totalmente centrada em equipas de discentes, que executam um trabalho, obedecendo aos conteúdos programáticos, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.