Educação Patrimonial

Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática
2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 TP

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos sobre Educação Patrimonial e melhores estratégias da sua aplicação.
Incutir nos alunos a importância do património, da sua preservação e valorização, com base na criação de produtos e metodologias pedagógicas de difusão e divulgação do património.

Programa
1 ?Educação Patrimonial, Cultura e Património
1.1 - Proteção e Valorização do Património;
1.2 - Proteção e conservação do património;
1.3 - Valorização do património;
2 - Ações educativas no contexto das investigações arqueológicas e museográficas, perspetivas e inovação
2.1 - A Didática do património;
2.2 - Formas e metodologias de Educação adaptado às faixas etárias.
3. ? Projetos de Educação patrimonial

Metodologia de avaliação
A avaliação será constituída por um trabalho de aplicação prático final - 100%

Bibliografia
- Horta, M. (1999). . Guia básico de educação patrimonial. Brasilia: IPHAN
- Chagas, M. e Abreu, R. (2003). Memória e patrimônio – ensaios contemporâneos. Rio Janeiro: DP&A Editora
- Leite, M. e Osteto, L. (2005). Museu, Educação e Cultura – Encontros de crianças e professores com a arte. . Campinas,SP: Papirus
- Cury, M. (0). Museus – Pontes entre culturas. Acedido em 2 de outubro de 2018 em www.revistamuseu.com.br/artigos/art. 2005.

Método de interação
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de exemplos práticos concretos, dificuldades e soluções em cada projeto registado. Discussão de opções. Trabalho com os alunos em criação de projetos de Educação e sua implementação

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.