Reconstrução Computorizada de Estruturas e Espólios

Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O aluno deverá adquirir competências com a utilização de programas de desenho tridimensional, bem como compreender as potencialidades e as aplicabilidades destas ferramentas à arqueologia.

Programa
1. O desenho tridimensional e a sua aplicabilidade na arqueologia:
a. O 3D como ferramenta didáctica;
b. O 3D como ferramenta auxiliar de interpretação;
2. Desenho tridimensional
a. Aulas práticas onde os alunos desenvolvem competências na utilização de software de desenho 3D.

Metodologia de avaliação
Trabalho: Exercício de construção tridimensional de um objecto.

Bibliografia
- P, F. (2006). H.M.S. Pallas: Historical Reconstruction of an 18th-Century Royal Navy Frigate” . Texas : A&M University
- Grieco, G. (2003). Modeling la Belle: A Reconstruction of a Seventeenth-Century Light Frigate . Texas: A&M University
- Steffy, R. (1994). Wooden Shipbuilding and the Interpretation of Shipwrecks, College Station: (a bíblia da reconstrução naval). Texas: A&M University

Método de interação
E-learning

Software utilizado nas aulas
Elearning; BBB; Powerpoints, word, .pdf, etc.