Projecto

 

Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Publicação em Diário da República - Despacho nº 10766/2011 - 30/08/2011

12 ECTS; 3º Ano, Anual, 28,0 O

Docente(s)
- José Filipe Correia Fernandes

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O trabalho final de licenciatura, PROJECTO é um elemento fundamental do curriculum. Tem como objetivo fomentar a capacidade de aplicação dos conhecimentos, competências e ferramentas adquiridas, no desenvolvimento de um projeto de engenharia tendo em vista a inserção dos alunos no mundo do trabalho.

Programa
O programa compreenderá a execução de um projeto, de duração anual.
Sob a orientação de pelo menos um dos docentes, os alunos poderão desenvolver, em grupos de trabalho, projetos de acionamentos eletromecânicos, de automatismos industriais, de robótica de manipulação, de robótica móvel, de aplicações de controlo, de aplicações de eletrónica e automação, projetos de gestão de energia, de instalações elétricas industriais, de instalações elétricas de edifícios, de instalações elétricas de urbanizações, de manutenção e controlo de qualidade, entre outros.
Procurar-se-á que os trabalhos, mesmo não sendo inéditos, tenham desenvolvimentos pessoais e/ou novas abordagens conduzindo a aquisição de reconhecidos valores.
Os projetos de licenciatura são anunciados pelos docentes que indicam, além da descrição do projeto, o modo como devem ser apresentadas as candidaturas e os critérios de seleção. Podem também ser propostos pelos alunos, desde que obrigatoriamente subscritas por um docente.
O(s) orientador(es) estabelecerá(ão) o plano e sua calendarização competindo ao aluno procurar informação e apresentar trabalho nas datas estabelecidas.
No caso em que o trabalho de projecto seja realizado em empresa, mediante protocolo IPT-empresa, o plano de trabalho será estabelecido por acordo entre o supervisor da empresa e o docente orientador do IPT.

Metodologia de avaliação
Avaliação por projeto efetuado. O trabalho de projeto é objeto de apreciação e discussão pública. Aplicam-se as regras gerais constantes das Normas Regulamentares das Licenciaturas da ESTT, em particular o Regulamento de Projetos desta Licenciatura e as Normas de projecto empresa-LEEC quando aplicáveis.

Bibliografia

Método de interação
Cada trabalho será realizado por um aluno ou grupo de alunos sob a orientação de um ou mais docentes.
Os projetos que se realizarem sob protocolo com empresas serão co-orientados adicionalmente pelo supervisor da empresa, o que vele pelos objetivos

Software utilizado nas aulas
Word, Excel e outro software que é função do tipo de projecto