Instalações Eléctricas

 

Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Publicação em Diário da República - Despacho nº 10766/2011 - 30/08/2011

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 14,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)
- Mário Helder Rodrigues Gomes

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Competências a desenvolver: Escolher aparelhagem elétrica de corte e proteção; Dimensionar canalizações elétricas e proteções de pessoas e equipamentos; Conceber e dimensionar postos de transformação e quadros elétricos; Projetar iluminação interior e de segurança.

Programa
1- Tipos de esquemas e simbologia.
2- Fases, constituição e trâmites de um projeto eletrotécnico.
3- Canalizações elétricas: tipos de canalizações; condutores; cabos elétricos e condutas; condições de estabelecimento de canalizações.
4- Aparelhagem elétrica de baixa tensão: classificação e características gerais da aparelhagem elétrica; aparelhos de comando; aparelhos de corte e manobra; aparelhos de proteção; aparelhos de comando e proteção em automatismos industriais.
5- Sobreintensidades, sobrecargas e curtos-circuitos: conceitos; efeito térmico; estabelecimento das sobreintensidades; esforços térmicos e eletrodinâmicos; cálculo simplificado das correntes de curto-circuito.
6- Dimensionamento de canalizações e seleção de proteções : corrente máxima admissível; secção técnica e secção económica; cálculo das quedas de tensão; proteções.
7- Segurança das pessoas e equipamentos: efeitos fisiológicos da corrente elétrica; contactos diretos e indiretos; proteção contra variações de tensão; proteção das pessoas; regimes de neutro e sua escolha; proteção diferencial; ligações à terra; sistemas de proteção de pessoas contra choques elétricos.
8- Quadros elétricos de alimentação e de comando industrial: quadros de proteção e distribuição; quadros de comando de motores (MCC); regras gerais de eletrificação e gestão de espaços;
seleção de aparelhagem.
9- Postos de transformação: aspetos gerais de dimensionamento; características técnicas dos materiais de MT; equipamentos de medida e contagem; exploração e conservação de PT.
10- Iluminação interior e de segurança: fundamentos de luminotecnia; conceitos e unidades; armaduras e lâmpadas elétricas; sistemas de iluminação; conceção e projeto.
11- ITED: caracterização; materiais, dispositivos e equipamentos; conceção, instalação e ensaio.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua através de um trabalho prático a realizar ao longo do semestre (40%) e de prova escrita a realizar na época de avaliações (60%: 30% da parte teórica e 30% da prática).

Bibliografia
- Pinto, V. (1999). Guia Técnico MG-Calc. (Vol. 1). Lisboa: Merlin-Gerin
- Solidal, S. (2012). Guia Técnico Solidal, 10ª Edição revista e actualizada. (Vol. 1). Q&Q: Solidal Condutores Eléctricos, S.A.
- Regulamento, R. (1997). Regulamento de Segurança de Subestações, Postos de Transformação e de Seccionamento. (Vol. 1). Lisboa: DR
- Morais, J. (2006). Guia Técnico das Instalações Eléctricas. (Vol. 1). Portugal: Certiel
- Gomes, M. (0). Material de apoio fornecido pelo docente. Acedido em 28 de setembro de 2020 em http://www.e-learning.ipt.pt

Método de interação
Aulas teóricas expositivas e refletivas sobre as matérias. Aulas teórico-práticas para resolução de exercícios referentes ao cálculo de IE. Aulas prático-laboratoriais para conceção de IE recorrendo a software de desenho e de cálculo.

Software utilizado nas aulas
AutoCAD / ProgeCAD / ArchiCAD. Simaris Design / Ecodial Advance Calculation; WinElux /
DIALux.