Química Aplicada

 

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 15,0 TP + 4,0 O

Docente(s)
- Marco António Mourão Cartaxo

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos gráficos. Compreensão das variáveis químicas dos processos. Desenvolvimento de capacidades a nível de prática laboratorial na área da Química, através da realização de alguns trabalhos práticos

Programa
Componente teórica:
1 - Estrutura da matéria: Propriedades da matéria; propriedades extensivas e intensivas; densidade e temperatura (escalas). Classificação da matéria: misturas e substâncias puras. Os átomos. A descoberta das partículas subatómicas. Número atómico e isótopos. Iões. Massa atómica, mole e massa molar. Tabela Periódica. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas.
2 - Ligação química: regra do octeto. Ligações covalentes, iónicas e metálicas. Nomenclatura dos compostos iónicos.
3- Estequiometria: Acerto de equações químicas; rendimento de reacções. Soluções e molaridade. Preparação de soluções por pesagem, por diluição e a partir de soluções concentradas.
4 - Equilíbrio químico: Conceitos básicos. Sistemas de ácido-base de Bronsted-Lowry e de Ahrrenius. A auto-ionização da água. O conceito de pH. Medição do pH: indicadores e medidores. Eléctrodo medidor de pH. O eléctrodo de referência. Funcionamento do eléctrodo combinado. Efeito da temperatura na medição do pH. Calibração do aparelho de medição de pH.
5 - Oxidação-redução: Escrita e acerto de reacções redox. Potenciais padrão de eléctrodo. Espontaneidade das reacções redox. Células electroquímicas.
6 - Química orgânica: Alcanos e Cicloalcanos. Nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados. Nomenclatura dos cicloalcanos. Grupos Funcionais: Os Álcoois e os Éteres; Os Aldeídos e as Cetonas; Os Ácidos Carboxílicos; Os Ésteres; As Aminas; As Amidas; Polímeros.
7-Química do papel, das tintas e dos toners: aspectos principais relevantes para o seu comportamento e utilização.


Componente prática:
1-Medição de volumes e massas de líquidos.
2-Preparação e diluição de soluções.
3-Aferição de soluções.
4-Determinação do pH do papel.
5-Estudo das variáveis de revelação.

Metodologia de avaliação
A avaliação teórica (AT) é efetuada através de testes escritos em época de frequência, com consulta de Tabela Periódica e Tabela de Iões, e com nota média mínima de 07 valores para obter aprovação na Unidade Curricular. Em época de exame é efetuada através de um único teste final, com consulta de Tabela Periódica e Tabela de Iões, e com nota média mínima de 07 valores para obter aprovação na Unidade Curricular.

A avaliação prática (AP) é efetuada pela realização de relatórios relativos aos trabalhos práticos, com nota mínima de 10 valores.

A classificação final (CF) é obtida aplicando a seguinte fórmula:
CF=(0.6xAT)+(0.4xAP)

Serão excluídos da avaliação por exame os alunos que não realizarem os cinco trabalhos experimentais da unidade curricular e os respetivos relatórios escritos, sendo que a realização destas tarefas é considerada indispensável.

Bibliografia
- Eldred, N. (2001). Chemistry for the Graphic Arts. Pittsburgh: GATF Press
- Atkins, P. (1989). General Chemistry. Nova Iorque: Scientific American
- Chang, R. e Goldsby, K. (2013). Química. New York: McGraw Hill
- Ebbing, D. e Gammon, S. (2012). General Chemistry. Belmont: Brooks/Cole

Método de interação
Aulas teóricas onde são lecionados os fundamentos teóricos. Aulas práticas onde se realizam exercícios de aplicação e trabalhos laboratoriais, onde se aplicam dos conceitos estudados na componente teórica.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.