Gestão e Estratégia

 

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

4.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Identificar a informação da análise do meio envolvente e da análise da empresa.
2. Compreender e saber aplicar os conceitos, modelos e técnicas da análise estratégica.
3. Compreender as diferentes situações da análise estratégica.
4. Desenvolver uma reflexão crítica. Tomar decisões.

Programa
1. Noções Gerais de Estratégia e planeamento
2. Análise estratégica
2.1. Introdução ao processo da gestão estratégica
2.2. Análise do meio envolvente
2.3. Análise da empresa
3. Formulação da estratégia
3.1. Missão, visão, objectivos e estratégia
3.2. Estratégia do negócio e estratégia corporativa, caracterização e avaliação
3.2.1 Produtos Mercados
3.2.2 Integração vertical
3.2.3 Internacionalização
3.2.4 Diversificação
3.2.5 Desenvolvimento Empresarial
3.3. Técnicas auxiliares na formulação de estratégias da organização. Avaliação e selecção de estratégias
4. Análise matricial
5. Planeamento e controlo
6. Organização e implementação da estratégia
6.1. Estrutura organizacional
6.2. Política de gestão
6.3. Avaliação e controlo

Metodologia de avaliação
Avaliação continua: Dois componentes de avaliação obrigatórios: trabalha prático com apresentação e discussão ponderação de 50% - mínimo de dez valores + Teste escrito ponderação de 50% - mínimo de oito valores.
Avaliação em Exame e Melhoria:
Prova escrita nas épocas de exame estabelecidas, 100%.

Bibliografia
- Neves, J. (2011). Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa . Alfragide: Texto Editores
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Biblioteca Exame
- Sousa, A. (1998). Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. . (Vol. 1). Lisboa: Editorial Verbo
- Teixeira, S. (2020). Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Edtora
- Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand Editora
- Grant, R. (2013). Comtemporary Strategic Analysis. UK: Wiley
- Sanders, W. e Carpenter, M. (2009). Strategic Management A Dynamic Perspective. England: Pearson Prentice Hall

Método de interação
1. Método expositivo, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
2. Participativas, com análise, discussão e resolução de casos práticos e consolidação dos temas apresentados nas aulas.
3. Auto estudo, relacionado com o trabalho autónomo.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável