Design Gráfico I

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- Maria João Bom Mendes dos Santos
- Vitor Dinis Carita de Jesus

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1 Dominar a sintaxe visual básica
2 Adquirir uma literacia visual gráfica abrangente
3 Escolher, hierarquizar e manipular elementos tipográficos de um projecto gráfico
4 Saber desenhar símbolos
5 Saber conjugar imagem e texto
6 Desenvolver projectos de identidade institucional

Programa
1 Introdução ao design gráfico: sintaxe e literacia visual
2 Composição
3 Forma, linha, contorno e preenchimento, forma e fundo, textura, cor
4 Escolha de tipos de letra adequados
5 Letra, palavra, frase, texto
6 Texto e imagem
7 Desenho de símbolos icónicos
8 Identidade institucional

Metodologia de avaliação
Serão realizados ao longo do semestre dez exercícios: os primeiros seis têm peso de um (cada um) na nota final; os exercícios sete e oito têm peso de três (cada um) na nota final; e os exercícios nove e dez têm peso de quatro (cada um) na nota final.
As datas das avaliações estão devidamente explicitadas em cada um dos dez enunciados entregues na aula e os exercícios só podem ser entregues dentro dessas datas, a menos que exista uma justificação que constitua impedimento do mesmo.
Só serão admitidos a exame ou recurso alunos que tenham desenvolvido, pelo menos oito, dos 10
exercícios estipulados para a unidade curricular.

Bibliografia
- Wilde, R. e Wilde, J. (2000). Visual Literacy: A Conceptual Approach to Graphic Problem Solving. USA: Watson-Guptill Publications Inc
- Philips, J. e Lupton, E. (2008). Graphic Design: The New Basics. USA: Princeton Architectural Press
- Wong, W. (2004). Diseño Grafico Digital. Espanha: Editorial Gustavo Gili
- Willberg, H. (2003). Primeros Auxilios en Tipografia. Espanha: Editorial Gustavo Gili

Método de interação
1 Exposição de conceitos teóricos introdutórios aos exercícios práticos
2 Realização de vários exercícios práticos de curta duração
3 Acompanhamento da elaboração dos projetos
4 Análise dos resultados

Software utilizado nas aulas
Genéricamente o Adobe Illustrator; Adobe InDesign; Adobe Photoshop

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável