Antigas Civilizações

 

Pós-Graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 10,0 T + 14,0 TP + 2,0 S

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Compreender as diferentes pré-civilizações, sobretudo do Próximo Oriente, e civilizações da Antiguidade Clássica, com destaque para a civilização Grega e Romana, bem como abordar de forma breve as primeiras sociedades americanas.
Pretende-se que, no fim do ano, os alunos sejam capazes de integrar cronológica e culturalmente cada um dos estados definidos e reconheçam as principais características e a cultura material destes grupos.

Programa
1. Introdução às várias pré-civilizações e aos comportamentos humanos que deram origem às primeiras civilizações.
1.1 Os Sumérios, Assírios e Babilónios
1.2 O Egipto
1.3 Fenícios e Cartagineses
1.4 Reflexos das diferentes civilizações na Península Ibérica e persistências atuais.

2. A Antiguidade Clássica
2.1 A emergência, desenvolvimento e queda das civilizações Romana e Grega.
2.2 A definição da matriz cultural ocidental: Conceitos de cidade, de lei, de território, de sociedade.
2.3 Reflexos das diferentes civilizações na Península Ibérica e persistências atuais.

3. Abordagem breve às civilizações americanas.
3.1 Olmecas
3.2 Maias
3.3 Astecas e Incas

Metodologia de avaliação
Esta UC possui dois períodos de avaliação designado de Frequência e Exame.
No período de frequência será considerado um trabalho escrito (40%) e uma breve apresentação oral (40%). Será considerado ainda 20% para a participação nas aulas e discussões.
No período de exame será realizado um Teste teórico que corresponderá a 100% da avaliação.

Bibliografia
- Cornell, T. (1995). The beginnings of Rome. Italy and Rome from the Bronze Age to the Punic Wars (c. 1000-264 BC).. Londres: Routledge
- Bringmann,, K. (1998). Storia Romana.. Bolonha: Il Mulino
- Oliveira, F. e Brandão, J. (2019). História da Roma Antiga.. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
- Monteiro, J. (2009). Grandes conflitos da História da Europa.. Coimbra: Imprensa da Unversidade de Coimbra

Método de interação
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria e visualização de documentários.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável