Educação Patrimonial, Projeto e Inovação Metodológica

 

Pós-Graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 13,0 TP

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo
- Gonçalo Cardoso Leite Velho

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos sobre Educação Patrimonial e as melhores estratégias na sua aplicação.
Incutir nos alunos da importância do património, da sua preservação e valorização comunitária, estabelecendo mecanismos de difusão, divulgação e sensibilização para o património.

Programa
1 - Educação Patrimonial, Cultura e Património
1.1 - Proteção e Valorização do Património;
1.2 - Proteção e Preservação do Património;
1.3 - Relação Comunidade e Património
1.4 - Conceitos de Educação Patrimonial
2 - Ações educativas no contexto das investigações e processo de estudo arqueológico
2.1 - A Didática no património;
2.2 - Formas e metodologias de Educação adaptado às faixas etárias.
3 - A relação da comunidade científica com a sociedade.
3.1 - Formas de ser, estar e fazer.
3.2 - Relevância das ações, eventos e produtos
3.3 - Obrigatoriedade de planos e projetos de Educação Patrimonial exigidos pelas entidades de tutela
4 - Desenvolvimento de estratégias pedagógicas, na difusão de resultados e no reconhecimento da sua herança patrimonial
4.1 - Exemplos de casos aplicados a diferentes faixas etárias
5 - Comunicação digital
5.1 - O documentário científico
5.2 - Arco narrativo
5.3 - Ferramentas de produção
6 - Redes sociais
6.1 - Métodos de divulgação;
6.2 - Modos de comunicação

Metodologia de avaliação
Dois momentos de avaliação: Frequência e Exame
Frequência
A avaliação será constituída pela presença e participação nas aulas - 10%, por um trabalho de aplicação prático de relação com a comunidade 60% e relatório da atividade 30%

Exame
A avaliação será constituída por um trabalho de aplicação prático de relação com a comunidade 60% e relatório da atividade em formato artigo 40%

Bibliografia
- Leite, M. e Osteto, L. (2005). Museu, Educação e Cultura – Encontros de crianças e professores com a arte. . Campinas,SP: Papirus
- Horta, M. (1999). . Guia básico de educação patrimonial. Brasilia: IPHAN
- Chagas, M. e Abreu, R. (2003). Memória e patrimônio – ensaios contemporâneos. Rio Janeiro: DP&A Editora
- Cury, M. (0). Museus – Pontes entre culturas. Acedido em 2 de outubro de 2018 em www.revistamuseu.com.br/artigos/art. 2005.

Método de interação
Ensino à distância com apresentação discursiva dos conteúdos teóricos e exemplos práticos concretos, dificuldades e soluções. Discussão de opções a considerar em Educação. Trabalho com os alunos em criação de eventos e produtos e sua implementação.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoint, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável