Pré e Proto-História

 

Pós-Graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 10,0 T + 14,0 TP + 2,0 S

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Proporcionar conhecimentos sobre os principais acontecimentos e características das diferentes etapas da Pré e Proto-história, sabendo reconhecer na generalidade os vestígios arqueológicos e ocupações destes períodos.
Compreensão das dinâmicas, cenários e comportamentos desde as primeiras comunidades humanas até às sociedades metalúrgicas na Península Ibérica.

Programa
1 - As sociedades de caçadores-recoletores; As industrias do Paleolítico; O plistocénico peninsular; As primeiras comunidades humanas em território Peninsular; As principais estações paleolíticas e mesolíticas da P.I.
2 - As primeiras sociedades produtoras, Domesticação e a agricultura; Sistemas sociais e económicos;
Sedentarização; Novas tecnologias, materiais e indústrias; Perceção de paisagem e território;
Tipos de estações; Comportamentos rituais e praxis.
3 - O fenómeno do megalitismo; Monumentos, crenças e rituais: tipologias e deposições; Análise dos processos mentais de culto;
4 - As primeiras sociedades metalúrgicas: Hierarquias;
Itens de prestígio; Conceito de propriedade; Materiais, influências culturais e ideológicas na Europa; A idade do cobre, bronze e ferro Peninsular.

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada em dois momentos, designado de frequência e exame.
No período de frequência será solicitado ao aluno a apresentação oral (40%) e escrita de um sítio arqueológico de um dos períodos estudados (formato artigo - 40%). A avaliação contabilizará ainda a participação nas aulas e assiduidade (20%). No período de exame será considerado um trabalho escrito sobre um sítio arqueológico e sua relação com o contexto regional (formato artigo - 100%).

Bibliografia
- Brézillon, M. (1969). Dicionário de Pré-História,. (Vol. 1). Lisboa: Edições 70,
- Ferreira, O. e Leitão, M. Portugal Pré-Histórico: seu enquadramento no mediterrâneo. (Vol. 1). Lisboa: Publicações Europa-América, Nem –Martins,
- Cardoso, J. (2002). Pré-História de Portugal. (Vol. 1). Lisboa: Editorial Verbo
- Bicho, N. (2006). Manual de Arqueologia Pré-Histórica, . (Vol. 1). Lisboa: Edições 70,

Método de interação
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamente de discussão de dados, estudos de casos e teorias de interpretação, etc.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável