Atelier I

Comunicação Social
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O Atelier de Comunicação I é o primeiro de um conjunto de três Ateliers de Comunicação Empresarial.
Este primeiro tem como objetivo principal iniciar a compreensão do aluno em relação às funções de um profissional de Comunicação Empresarial na primeira instância da sua profissão.
Sendo o Atelier I um espaço de trabalho à imagem do mercado laboral serão dados casos práticos reais a serem discutidos, aplicados e implementados em ambiente de aula, com tarefas de execução simples equiparadas às funções de trainee.

Programa
Módulo A e B: Metodologias de trabalho.

1.Capacitar para negociações com os Órgãos de Comunicação Social. Comunicação em massa e comunicação one-to-one.
a.Elaboração, envio e Follow Up de comunicados de Imprensa;
b.Diferentes perspetivas de negociações de entrevistas e reportagens, junto dos OCS’S, tendo em conta a linguagem e especificidade de cada OCS;
c.Elaboração de convites personalizados a Jornalistas para presenças em eventos;
d.Press Kit;
e.Especificidades de gestão e recepção aos jornalistas.
2.Elucidação de linguagem corporativa diretamente ligada à área de estudo.
a.Descodificação e familiarização da terminologia específica à área da Comunicação Empresarial.
3.Gestão Intercultural. Etiqueta e Protocolo.
a.Desenvolvimento de competências profissionais e pessoais no contacto real com empresas, presencial e/ou escrita para a elaboração de tarefas práticas quotidianas da Comunicação Empresarial.
4.Organização do trabalho interno.
a.documentação de planificação, distribuição e calendarização de projetos.
5.Orçamentação gráfica.
a.características técnicas para pedidos de orçamentos: tipos de papel, quadricromia, acabamentos e quantidades.
6.Criação de uma Base de Dados.
a.Métodos de organização da base de dados;
b.Identificação dos principais players corporativos, com impacto para a temática em estudo.
7.Planeamento e Organização de eventos reais.
a.Convites para presenças em aulas abertas, Workshops e outras tipologias de eventos;
b.Organização de eventos;
c.Apoio à logística e organização.

Metodologia de avaliação
Aval. contínua
Mód. A - Carla Cruz– 57% da nota final.
Mód. B - Vanda Neves– 43% da nota Final.

Composição da nota (Mód. A e B):
Participação 20 %
Trabalhos:
Escritos 40%
Práticos 40%
Para obter aprovação à Unidade Curricular:
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos módulo A e B.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 10 de Outubro do corrente ano para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Ex. Normal e de Recurso:
Nota Mod.A e Mod B.: Nota Ix75% + Nota IIx25%, sendo
I. O aluno tem de apresentar 80% dos trabalhos escritos e práticos obrigatórios desenvolvidos na avaliação contínua 5 dias úteis antes do dia do exame,
II. realização de uma prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso com a antecedência de 7 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias úteis antes da sua realização para o correio eletrónico institucional de ambas as docentes e realizar a sua apresentação oral no dia do mesmo.

Bibliografia
- Kotler, P. e Setiawan, I. e Kartajaya, H. (2012). Marketing 4.0 ­Mudança do tradicional para o digital. Lisboa: Actual Editora
- , .(2015). Mercator em Português. lisboa: Dom Quixotem Quixote
- Kotler, P. (2011). Marketing 3.0 Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Lisboa: Actual Editora
- , .(2014). Comunicação 2.0. Lisboa: Actual Editora
- Isidoro, A. e Diogo de Saldanha, S. e Caetano, J. e Simões, M. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Edições Sílabo

Método de interação
Métodologias expositiva e ativa através da recriação do ambiente laboral em contexto de sala de aula com diferentes projetos reais e tarefas a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas com carácter pontual e/ou contínuo.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.