[CEM] Assessoria de Imprensa

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Qual o espaço da Assessoria de Imprensa na comunicação organizacional, nos planos de comunicação.
Munir os discentes de ferramentas que os possibilite identificar as oportunidades de comunicação mediática, tendo em conta o posicionamento e objetivos da instituição/empresa que representam.
Definir ações de comunicação a realizar, como abordar os meios de comunicação social e como adaptar a comunicação para cada OCS, tendo em conta a linguagem do mesmo.
Definir objetivos para a comunicação a realizar.

Programa
1.O que é a assessoria de imprensa
a)O que é a assessoria de imprensa
b)Qual o objetivo da assessoria de imprensa
2. As tarefas do assessor de imprensa
a)Funções de um assessor de imprensa
b)Quais os maiores desafios para um assessor de imprensa
c)Assessor de imprensa VS relações públicas
3. Os meios de comunicação social em Portugal
a)Quais são os meios em portugal e em que grupos se inserem
b)As redes sociais como meios de comunicação social
c)Os key opinon formers e key opinion leaders do meio online
4. O plano de ação integrado
a)Como elaborar um plano de ação
5. A relação com os Jornalistas, Bloguers, Influencers e You Tubers
a)Como elaborar um comunicado de imprensa e como utilizá-lo
b)A agenda mediática
c)Como identificar o caracter noticioso da informação
d)O clipping
e)A Importância da adaptação da linguagem, tendo em conta os meios de comunicação
I.Como abordar o jornalista
II.Como abordar Bloguers, Influencers e You Tubers
6. A importância de um porta Voz
a)O que é um porta-voz e quais as suas tarefas
b)Media training


Metodologia de avaliação
20% | Participação
40% | Trabalho de grupo.
Desenvolvimento (20%)
Prática (20%)
40% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do Teste escrito seja igual ou superior a 08 valores.

Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Exame Recurso:
100% | Teste Escrito

O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Frequência (50%) e trabalhos (20%). Nota mínima 10, em resultado da média proporcional. Exame (100%).

Bibliografia
- Vasconcelos, P. e Caetano, P. e Vasconcelos, M. e Caetano, J. e Beirão, I. (2010). O Essencial sobre Assessoria de Imprensa. (Vol. 1). (pp. 5-81). Coimbra: Angelus Novus
- , .(2007). Assessoria de Imprensa - Como se relacionar com a Mídia. São Paulo: Contexto
- , .(2009). Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. Brasil: Summus Editorial
- , .(2008). Media Relations: Concepts and Principles for Effective Public Relations Practice. Colorado: Outskirts Press
- , .(2013). On Deadline: Managing Media Relations. Illinois: Waveland Press, Inc.

Método de interação
Aulas teórico-práticas com análise aplicada dos conteúdos ministrados através de estudo de casos reais, e desenvolvimento e implementação de casos práticos.

Software utilizado nas aulas