[J] Cultura Visual e Paginação

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino

Pré-requisitos
NA

Objetivos
1) Aquisição de conhecimentos da cultura visual.
1.1 Adquirir capacidades de identificar, distinguir e criar diferentes linguagens no âmbito da comunicação visual impressa.
1.2 Conhecer e dominar os elementos e regras que compõem a comunicação visual.
2) Planear e conceber projetos editoriais periódicos.
2.1 Desenvolver e estruturar o projeto editorial e gráfico.
3) Conhecer regras gerais de paginação e tratamento de imagem.
4) Conhecer e dominar os softwares específico para paginação e tratamento de imagem.
4.1 Criar um projeto gráfico de jornal e de uma revista, criar estilos,
4.2 Executar a paginação,
4.3 Conhecer e dominar as ferramentas essenciais para edição de imagem.

Programa
1) A Perceção e Comunicação visual
1.1 Elementos da comunicação visual
1.2 Forma / função
2) Cultura visual
2.1 Tendências no jornalismo visual.
2.2 Design, tecnologia, diferentes meios
3) Design editorial e paginação
3.1 Formatos,
3.2 Tipografia,
3.3 Imagem (fotografia e ilustração),
3.4 Cor.
4) Software InDesign e Photoshop
4.1 Criação e fechamento de documentos.

Metodologia de avaliação
FREQUÊNCIA (Contínua)
• Trabalhos desenvolvidos em contexto de sala de aula – 70%
• Trabalho final – 30% (apresentado em sala de aula)
• O trabalho final pode ser individual ou em grupo.
• São dispensados de Exame os alunos que obtiverem em Avaliação por Frequência uma média ponderada dos dois elementos de Avaliação igual ou superior a 10 (dez) valores.
• Com exceção dos trabalhadores-estudantes, serão excluídos da avaliação contínua e final os alunos que excedam 1/3 de faltas injustificadas.
• São excluídos da avaliação contínua e final os alunos que não realizem o trabalho obrigatório.
EXAME (Normal e Recurso)
• Exame 60%, trabalho final 20%, trabalhos das aulas 20%.
• Com exceção dos trabalhadores-estudantes, os alunos não aprovados em Época Normal de Avaliação Normal (Contínua por Frequência) só serão admitidos a Avaliação por Exame (Normal e/ou Recurso) se tiverem apresentado um mínimo de 2/3 dos trabalhos desenvolvidos em contexto de sala de aula nos prazos definidos em Época Normal. A nota resultante da média destes trabalhos conta para 20% em época de Exame (Normal e/ou Recurso), podendo os alunos entregar versões melhoradas até à data do Exame.


Bibliografia
- BARNHURST, K. (2001). The Form of News: A History. New York: The Guilford Press
- BAER, L. (2005). Produção Gráfica. São Paulo: Editora Senac
- ARMENTIA, J. (2001). Diseño y periodismo electrónico. Bilbao: Universidad del País Vasco
- DONDIS, A. (2015). Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes Editora
- GARCIA, M. (1991). Contemporary newspaper design. A structural approach. New Jersey: Prentice-Hall

Método de interação
Apresentação dos conteúdos teóricos com apoio de meios audiovisuais, análise de jornais e revistas. Aulas de práticas laboratoriais em que são propostos exercícios e projetos desenvolvidos no software adequado.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign e Adobe PhotoShop