Comportamento Organizacional

 

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos, Publicação em Diário da República - Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem perceber o papel do indivíduo enquanto elemento integrante de uma organização, quais os condicionalismos, e as relações entre os indivíduos.
Os alunos devem compreender a importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.

Programa
Cap. I - Organizações
1.1. Natureza, âmbito e objetivos do Comportamento Organizacional
1.2. Teorias das organizações
1.3. Estrutura e desenho organizacionais
1.4. Cultura organizacional
Cap. II - Novos fundamentos do comportamento
2.1. Varáveis que potenciam a flexibilidade dos trabalhadores perante as mudanças
2.2. Processo de mudança organizacional
2.3. Gestão do conhecimento
Cap. III - Inteligência emocional e o seu impacto na globalização
3.1. Importância das emoções no comportamento
3.2. Avaliar o impacto da globalização no capital humano
3.3. Descobrir os efeitos das emoções no processo de globalização
Cap. IV - Processo de motivação - frustração
4.1. Conceptualização do processo de motivação
4.2. Características das necessidades ou motivos
4.3. Tipologias: motivos fisiológicos, sociais e cognitivos
4.4. Papel da comunicação no sistema social
Cap. V - Satisfação no trabalho
5.1. Conceptualização do processo de satisfação
5.2. Modelo de satisfação
5.3. Antecedentes da satisfação
5.4. Consequências da satisfação
Cap. VI - Stress no trabalho
6.1. Conceptualização do processo de stress no trabalho
6.2. Causas do stress
6.3. Consequências do stress
Cap. VII - Equipas de trabalho nas organizações
7.1. Tipos e características dos grupos
7.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa
7.3. Trocas sociais: justiça, apoio e confiança
7.4. Liderança
7.5. Relacionamento interpessoal e conflitos

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: teste escrito (50%) e trabalhos desenvolvidos em aula (50%). São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota média seja igual ou superior a 10 valores.
Épocas de Exame: teste escrito (100%).

Bibliografia
- Robbins, S. e Judge, T. (2019). Organizational Behavior. (Vol. 18th Edition). USA: Pearson
- Campos e Cunha, R. e Neves, P. e Cabral-Cardoso, C. e Rego, A. e Pina e Cunha, M. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH
- Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. UK: Palgrave Macmillan
- Ivancevich, J. e Konopaske, R. e Matteson, M. (2013). Organizational Behaviour and Management. New York: McGraw Hill
- Rego, A. e Pina e Cunha, M. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Silabo
- Rodrigues, A. e Silva, M. e Couto, A. e Lousã, E. (2019). Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Práticas num contexto em transformação. Lisboa: Vida Económica

Método de interação
Aulas teóricas onde são expostos os temas dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas, onde os mesmos temas são discutidos com recurso ao estudo de casos práticos, para melhor compreensão com a realidade empresarial.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável