Alemão III

 

Gestão Turística e Cultural, Publicação em Diário da República - Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral e dominar um discurso específico na área do turismo.
Os alunos deverão dominar o vocabulário relativo às várias temáticas estudadas. Os alunos deverão, igualmente, dominar a ortografia e a pronúncia em língua alemã.
Pretende-se também contribuir trabalhar os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável:
1. Erradicar a pobreza
3. Boa saúde e bem estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de género


Programa
1 - O Turismo
- Turismo de lazer
- Turismo profissional e de negócios
- Turismo cultural
- Turismo desportivo e de aventura

2- Destinos Turísticos
- Países
- Cidades
- Atrações turísticas

3 - Agências de viagens
- Marcação de férias
- Transportes
- Atendimento telefónico e correspondência
- Pacotes turísticos

4 - Alojamento e Catering
- Tipos de alojamento
- Atendimento (do check in ao check out)
- Restaurantes e bares

5 - Feiras de Turismo
- Feiras de férias
- Brochuras e catálogos

Os conteúdos gramaticais serão lecionados em conformidade com os conteúdos temáticos, adequados às necessidades de comunicação em cada área de estudo específica.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Trabalhos práticos, Tarefas em sala de aula, Dramatizações: 40%
Teste final: 60% (mínimo de admissão - 10 valores)

Avaliação Final:
Exame 100% (no caso do aluno não ter avaliação oral, haverá um exame oral com um peso de 50% da nota final)

Bibliografia
- Grandi, N. e Lemcke, C. e Cohen, U. (2012). Herzlich Willkommen - Deutsch in Restaurant und Tourismus, Lehr- und Arbeitsbuch mit 3-Audio-CDs. Berlin: Langenscheidt
- Lemcke, C. (2012). Zimmer frei - Deutsch im Hotel. Lehr- und Arbeistbuch mit 3-Audio-CDs. Berlin: Langenscheidt
- Dinsel, S. e Geiger, S. (2009). Grosses Übungsbuch - Grammatik. Ismaning: Hueber Verlag
- Lévy-Hillerich, D. (2005). Kommunication im Tourismus - Kursbuch. Munchen: Goethe Institut; Fraus; Cornlesen

Método de interação
Através duma metodologia comunicativa centrada no aluno aplicada à área do turismo, e recorrendo a situações autênticas, os alunos devem desenvolver competências comunicativas próximas do mundo profissional.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável