Francês II

 

Gestão Turística e Cultural, Publicação em Diário da República - Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva

Pré-requisitos
Nivel de Francês Intermédio avançado: A1+/A2

Objetivos
- Prosseguir o trabalho iniciado em Francês I, exigindo-se a utilização de meios linguísticos mais avançados no sector do turismo, da hotelaria e da restauração;
- Dominar os termos próprios da comunicação atinentes às técnicas de acolhimento e serviços de turismo, hotelaria e restauração
- Comunicar com correção linguística do ponto de vista oral e escrita em diversas situações profissionais;
- Inteirar-se de questões teóricas ligadas ao turismo, hotelaria e restauração do contexto francês.

ODS:
5- Igualdade de género
10- Reduzir as desigualdades

Programa
1- O turismo em França(recursos geográficos; impacto social das políticas de turismo francesas);
2- Situações profissionais (contacto com o cliente; acolhimento; reservas; serviços; reclamações e partidas)
3- Gramática (em conformidade com os conteúdos programáticos)

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos deverão participar
em 70% das aulas):
- Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho: 15%
- Prova oral: 25%
- Prova escrita: 60% (nota mínima: 10 valores)
Avaliação Periódica:
- Prova escrita: 75%(nota mínima: 8 valores)
- Prova oral: 25%
Exame final e Melhoria de nota:
- Prova escrita: 50% (nota mínima de 10 valores)
- Prova oral: 50%

Bibliografia
- AAVV, A. Le Robert - Dictionnaire du français. (Vol. 1). Paris: Clé International
- AAVV, A. Le Petit Robert 1 et 2. Paris: Clé International
- De Azevedo, D. Grande Dicionário Francês/Português e Português/Francês. --: Bertrand Editora
- De Carvalho, O. Gramática do Francês Fundamental. --: Porto Editora
- AAVV, A. (2019). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: HATIER

Método de interação
Aulas teórico-práticas:
- exposição dos conteúdos gramaticais e das áreas temáticas
- experimentação dos conhecimentos
adquiridos
- pesquisa individual ou de grupos

Software utilizado nas aulas

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável