Liderança e Negociação

 

Gestão de Empresas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)
- João Pedro Dias Fontes da Costa

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Apresentar as diversas abordagens e teorias de liderança e negociação e discutir a sua importância para a gestão.

Programa
1. Liderança
1.1.Introdução: Gestão e Liderança.
1.2.Metáforas Organizacionais e Paradigmas de
Governação Organizacional.
1.3. Abordagens do estudo da liderança: Traços e
Comportamentos.
1.4. Teorias e Modelos de Liderança
1.5. Teoria da Troca Líder-Membro.
1.6. Liderança Transformacional e Carisma.
1.7. Liderança de Equipas de trabalho.
1.8. O Papel do Líder de Equipas
1.9 As Atitudes do Líder
1.10. A Delegação
1.11. A Definição Objectivos
1.12. O Acompanhamento e Controlo
1.13. A relação da liderança com outras variáveis
organizacionais.
2. Negociação
2.1. Introdução à Negociação
2.2. A importância da Negociação
2.3. Princípios Básicos da Negociação
2.4. Fases da Negociação
2.5. Estratégias e Táticas de Negociação
2.6. Dilema do Negociador

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, através dos seguintes elementos:
i) Avaliação em aula (realização de exercícios ou trabalhos): 20% peso na avaliação final.
ii) Duas Frequências: com peso na avaliação final de 40% cada.
Em qualquer uma das frequências é necessário obter a nota mínima de 8 valores.

São aprovados e dispensados de exame os alunos cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 correspondente à média ponderada obtida nos elementos anteriores i) e ii).

Avaliação por exame: prova escrita (100%).

Bibliografia
- Jesuíno, J. (1996). Processos de Liderança. Lisboa: Horizonte
- Rego, A. & Cunha, M.P, .. (2003). A Essência da Liderança. Lisboa: Editora RH
- Carvalho, J. (2016). Negociação. Lisboa: Edições Sílabo
- Northouse, P. (2013). Leadership: Theory and Practice.. Thousand Oaks: Sage.

Método de interação
A metodologia de ensino corporiza aulas teórico-práticas. Dá-se ênfase aos métodos: expositivo, para apresentação dos quadros teóricos de referência e participativo com análise e resolução de exercícios e casos práticos para uma melhor compreensão.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

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