Comunicação Empresarial

 

Gestão de Empresas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final desta uc, o aluno deve ser capaz de:
1.Explicar os princípios da comunicação
2.Entender a comunicação empresarial- interna, institucional e comercial
3.Saber fazer o plano de comunicação de uma empresa
4.Compreender e aplicar a comunicação interna e externa
5.Aplicar o marketing interno

Programa
1. Introdução ao processo de comunicação
2. Processo comunicacional: características e barreiras
3. Gestão da comunicação de marketing
4. Como funciona a comunicação de marketing
5. Teorias da comunicação
6. Comunicação interna
7. O marketing Interno

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A avaliação contínua é constituída por duas componentes: um trabalho prático (C1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores e um teste escrito (C2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (CF=0,40C1+0,60C2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos componentes de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações C1 ou C2.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois componentes de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Avaliação não contínua:
A avaliação não contínua é constituída por um teste escrito (100%), realizado sem qualquer elemento de consulta.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Rodrigues, J. e Dionísio, P. e Levy, J. e Lendrevi, J. e , . (2015). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. Lisboa, Portugal: Dom Quixote
- Calder, B. e Tybout, A. (2015). Marketing. São Paulo, Brasil: Saraiva
- Kotler, P. e Hermawan, K. e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0 ­ Do tradicional ao digital. Brasil: Editora Sextante
- Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo
- Monteiro, A. e , E. (2012). Fundamentos de Comunicação. Lisboa: Edições Sílabo
- Castro , J. (2007). Comunicação de Marketing. (Vol. ). Lisboa: Edições Sílabo
- Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo

Método de interação
Ensino presencial com recurso a textos, vídeos e casos práticos. Situações de role-playing e simulação.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável