Economia I

 

Gestão de Empresas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Sérgio Paulo Leal Nunes

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de: a) compreender os conceitos, teorias, modelos e políticas económicas basilares e relevantes da economia; b) desenvolver capacidades de identificação, análise e resolução de problemas de natureza económica; c) aplicar técnicas de cálculo usadas pela ciência económica actual

Programa
1. MACROECONOMIA: A VISÃO PANORÂMICA DA ECONOMIA
1.1. As principais questões macroeconómicas
1.2. Políticas macroeconómicas
1.3. A questão da agregação
2. MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
2.1. O Produto Interno Bruto
2.2. Taxa de Desemprego
2.3. Nível de preços e Inflação
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO E PRODUTIVIDADE
3.1. Taxas de crescimento e níveis de vida
3.2. Produtividade do trabalho: conceitos e determinantes
3.3. Crescimento económico: custos e limites
4. EMPREGO E SALÁRIOS
4.1. Tendências no mercado de trabalho
4.2. A oferta e a procura no mercado de trabalho
4.3. Salários reais e emprego
4.4. Desemprego: tipos e custos
5. A POUPANÇA E A FORMAÇÃO DE CAPITAL
5.1. Poupança e riqueza
5.2. A poupança nacional e as suas componentes
5.3. Investimento e formação de capital
5.4. Os mercados financeiros
6. PROCURA AGREGADA E PRODUÇÃO DE CURTO PRAZO
6.1. O modelo keynesiano simples
6.2. A procura agregada
6.3. Estabilizar a procura agregada: o papel da política orçamental

Metodologia de avaliação
A avaliação não deverá ser considerada como o objectivo principal da aprendizagem realizada. Deverá ser tomada, apenas (ainda que inevitável), como uma das suas consequências.
A avaliação tomará a forma de um “portfólio de avaliação”.
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de investigação aplicada, etc., até 50% da sua nota final.
A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente.
O objectivo é o de que o aluno tome uma parte activa e responsável na sua avaliação, dentro de um limite considerado científica e pedagogicamente razoável.
A avaliação contínua terá, assim, como suporte as seguintes componentes:
• A classificação obtida na frequência (realizada no último dia de aulas do semestre): (50-100% da cotação global);
• A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente (ou em grupo): (0%-50%) da cotação global).

Bibliografia
- Bernanke, B. e Frank, R. (2012). Princípios de Economia. Lisboa: McGraw-Hill
- Nordhaus, W. e Samuelson, P. (2011). Economia. Lisboa: McGraw-Hill

Método de interação
Aulas teóricas; Aulas práticas; Trabalhos individuais e de grupo e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade.

Software utilizado nas aulas