Introdução ao Marketing

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os alunos terão contacto com os princípios fundamentais do Marketing do ponto de vista teórico bem como através da análise da sua aplicação concreta por parte de uma série de empresas de referência a nível nacional e internacional.
Devem compreender e, acima de tudo, ser capazes de reconhecer e definir as ações necessárias à concretização dos objetivos estratégicos e operacionais que são o objeto da Comunicação Empresarial.

Programa
1. Introdução
1.1. Definições de Marketing
1.2. Interdisciplinaridades do Marketing
1.3. Evolução do Marketing
1.4. Marketing enquanto cultura das Organizações

2. Planeamento de Marketing
2.1. O planeamento das atividades de Marketing
2.2. Política, estratégia e plano
2.3. O processo de planeamento
2.4. Etapas para a elaboração do plano de Marketing

3. Comportamento do Consumidor
3.1. O Marketing e o estudo do consumidor
3.2. Processo de decisão de compra
3.3. Estudos de Mercado

4. A Segmentação de mercado
4.1. Conceito de segmentação e segmentos
4.2. Critérios de segmentação: demográficos, psicográficos e comportamentais
4.3. Personas

5. Posicionamento
5.1. Conceito e dimensões do posicionamento
5.2. Eixos de diferenciação

6. Políticas de Marketing
6.1. Política de Produto
6.2 Política de Preço
6.3. Política de Distribuição
6.4. Política de Comunicação

7. O Marketing e a Comunicação
7.1. As Relações Públicas
7.2. A Assessoria de Imprensa
7.3. O Merchandising
7.4. O Patrocínio, o mecenato e o softsponsoring
7.6. O Branding
7.5. O Marketing Digital

8. Apresentação e discussão dos trabalhos

9. Avaliação escrita

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalho escrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que 7).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 10 de Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Exames (Época Normal/Melhoria e Recurso/Melhoria)
Nota Final do Exame = trabalho obrigatório A (40%) + Prova escrita (60%)
Para o Exame, em época normal ou de recurso, a nota é composta pela nota do trabalho obrigatório A (elaborado na avaliação periódica) e ainda pela realização da prova escrita. Caso o aluno não tenha entregue o trabalho no decurso do semestre deverá fazê-lo até 5 dias úteis antes da data da realização do exame em causa. Se, durante a avaliação contínua, a classificação do referido trabalho tiver sido inferior a 7 valores, o aluno deve proceder à sua reformulação, com entrega nos mesmos 5 dias úteis que antecedem a data do exame. A apresentação oral terá lugar na mesma data do exame.

Bibliografia
- PHILIP, K. (2000). Administração de Marketing. Lisboa: Prentice Hall
- VÁRIOS, . (2000). Strategor: estratégia, estrutura, decisão, identidade, política global de empresa.. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
- STAPLETON, J. (1994). Marketing. Lisboa: Editorial Presença
- Lindon, D. (2011). Mercator XXI. Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

Método de interação
As mais atuais e reconhecidas correntes de Marketing aplicadas são lecionadas em complementaridade com um conjunto de casos de estudo reais, nacionais ou internacionais, que evidenciam os conceitos teóricos ministrados.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Plataforma e-learning