[CEM] Marketing das Organizações Políticas

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Paula Bela Rosa Luís Lopes

Pré-requisitos
NA

Objetivos
1 - A unidade curricular tem como objetivo permitir aos alunos a aprendizagem dos conceitos de organizações Políticas e de Marketing Político.
2 – O segundo objetivo está relacionado com a aquisição de conhecimentos por parte dos discentes sobre a evolução do marketing político e das diferentes formas de comunicação assumidas em Portugal.
3 – Por último a UC tem como objetivo dar a conhecer aos alunos a utilização das redes sociais nas campanhas políticas.

Programa
1. Enquadramento
2. Definição de conceitos: marketing político, organizações políticas.
2.1. Nascimento e evolução do marketing político
2.2. Modelos de marketing político
3. Uma abordagem estratégica
3.1. Compreender o candidato
3.2. Compreender os eleitores
4. A importância do cartaz político e do mural
5. As tecnologias ao serviço da comunicação política
5.1. Marketing Político e as Redes Sociais

Metodologia de avaliação
As metodologias de ensino compreendem aulas teóricas direcionadas para a exposição e reflexão sobre conceitos teóricos. As aulas práticas incluem a realização de trabalhos: pesquisa e levantamento de informação em contexto exterior.

Bibliografia
- Cacciotto, M. (2018). Marketing Político – como vencer eleições e governar. COIMBRA: ACTUAL EDITORA
- Lopes, P. (2018). Uma definição de Publicidade Exterior e Perspetivas Futuras do Setor. Lisboa: NEA Editora
- Marinho, R. (2018). Marketing Político Digital na Era das Redes Sociais. Lisboa: MK Editora

Método de interação
As metodologias de ensino compreendem aulas teóricas direcionadas para a exposição e reflexão sobre conceitos teóricos. As aulas práticas incluem a realização de trabalhos: pesquisa e levantamento de informação em contexto exterior.

Software utilizado nas aulas
NA