[CEM] Comunicação de Crise

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Paula Bela Rosa Luís Lopes

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
1. Os discentes deverão adquirir conhecimento sobre as possíveis crises empresariais.
2. Um dos objetivos da UC é ensinar os alunos a melhor forma de comunicar de acordo com as possíveis crises.
3. A UC tem também como objetivo assegurar que os alunos entendam como lidar com a crise e o que é um plano de crise.
4. O objetivo final é perceber como comunicar a crise.

Programa
1. Enquadramento Teórico e Definições
1.1. Conceito de Crise Empresarial
1.2. Comunicação de Crise
2. Tipos de Crise
2.1. Crises Previsíveis
2.2. Crises Estruturais
3. Estratégia Comunicacional para os diferentes tipos de crise
3.1. Estratégia Pró-ativa
3.2. Estratégia Reativa
4. Como lidar com a Crise:
4.1. Identificação da crise
4.2. Enfrentar a crise
4.3. Resolução da crise
4.4. Gestão da fase pós-crise
5. Manual de Crise
5.1. Principais fases de preparação do Manual de Crise
6. Comunicação da Crise
6.1. Exercícios de comunicação da crise

Metodologia de avaliação
A avaliação desta unidade curricular compreende uma frequência (50%) e um trabalho (50%).
Exame: prova escrita.

Bibliografia
- Costa Pereira, F. e Marques Mendes, A. (2006). CRISES - de Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises.. Lisboa: Silabo
- Zaremba, A. (2015). Crisis Communication: Theory and Practice.. London: M.E. Sharpe
- Lampreia, J. (2007). Da Gestão de Crise ao Marketing de Crise. Lisboa: Texto Editores

Método de interação
As metodologias de ensino da unidade curricular englobam aulas expositivas e de análise teórico e aulas práticas em que é possível realizar exercícios.

Software utilizado nas aulas
NA