Linguagens Publicitárias

Comunicação Social
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O aluno deverá compreender a sua utilização como meio de alcançar objetivos específicos de uma estratégia de comunicação integrada de Marketing bem como a sua interação com outras ferramentas de comunicação que contribuem, em conjunto, para aumentar a eficácia dos resultados pré-definidos.
Deve ser capaz de perceber o funcionamento de uma agência de publicidade como forma de inserção, de organização e produção dos fluxos internos e externos de trabalho bem como os seus processos e metodologias.
Ficará a conhecer o processo de criatividade, a sua importância bem como técnicas concretas para o seu desenvolvimento e implementação.
Conhecerá a metalinguagem da comunicação publicitária como reforço das mensagens produzidas e será autónomo para criar, desenvolver e implementar campanhas com sentido crítico e foco nos objetivos pretendidos.

Programa
1. A Publicidade: conceitos gerais, funções e tipos
2. Comunicação integrada de Marketing
3. Branding – noções básicas. Identidade e Imagem de marca
4. Etapas na conceção de uma campanha publicitária
5. O briefing. Como fazer o briefing
6. O planeamento de campanhas
6.1. A estratégia criativa: a mensagem publicitária e o desenvolvimento criativo para os diferentes meios de comunicação
6.2. A estratégia de meios: a escolha dos meios e suportes de comunicação. Características e critérios. Análise de planos de meios e cronogramas
7. A criatividade como fator de potenciação da comunicação. O processo criativo. Fontes de ideias
8. Publicidade Digital

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalho
escrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que 8).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).

Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 06 de Março do
corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou
disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Exames (Época Normal/Melhoria e Recurso/Melhoria):
Nota Final do Exame = trabalho obrigatório A (40%) + Prova escrita (60%)
Para o Exame, em época normal ou de recurso, a nota é composta pela nota do trabalho
obrigatório A (elaborado na avaliação por frequência) e ainda pela realização da prova escrita. Caso o
aluno não tenha entregue o trabalho no decurso do semestre deverá fazê-lo até 5 dias úteis
antes da data da realização do exame em causa. Se, durante a avaliação por frequência, a
classificação do referido trabalho tiver sido inferior a 8 valores, o aluno deve proceder à sua
reformulação, com entrega nos mesmos 5 dias úteis que antecedem a data do exame. A
apresentação oral terá lugar na mesma data do exame.

Bibliografia
- Dionísio, P. e Lendrevie, J. e De Baynast, A. e Rodrigues, J. e Brochand, B. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online-offline. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
- Burstein, J. (2011). Click! Como funciona a criatividade. Lisboa: Estrelapolar
- Oliveira, C. (2019). Brand management na era digital e humana. A gestão para o sucesso.. Lisboa: Actual Editora
- Burnstein, J. (2011). Click, como funciona a criatividade. Lisboa: Estrela Polar

Método de interação
Aulas expositivas para os conteúdos de cariz teórico e o método interrogativo é utilizado como forma de desenvolvimento do sentido lógico, crítico e para a tomada de decisão. A participação ativa dos alunos é fomentada em todos os contactos.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint