IPT Logotipo do IPT

Design e Desenvolvimento do Produto

Saídas profissionais

 

 

O perfil do Curso decorre, quer da caraterização do tecido económico e industrial da região do Médio Tejo, quer da necessidade ao nível nacional de um perfil de formação virado para a inovação, projeto e desenvolvimento de novos produtos capaz de promover o aumento da competitividade e sustentabilidade da indústria portuguesa, formando quadros qualificados para desempenhar funções em setores tais como: a indústria de moldes, plásticos, componentes, metalomecânica, calçado e cortiça.

Os técnicos formados pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes em Design e Desenvolvimento do Produto poderão ainda desenvolver a sua atividade noutras indústrias ou em gabinetes independentes e terão competências na área do design e desenvolvimento do produto, participando na conceção, desenvolvimento, prototipagem e transposição para fabrico.


É possível exercer a actividade de Designer de Produtos em empresas, indústrias, agências de publicidade, museus, câmaras municipais e todas as áreas associadas à concepção e gestão de produtos nos vários domínios do design, de entre os quais se destacam:

· Concepção de produtos e serviços para a indústria nos quais se inserem mobiliário, transportes, iluminação, equipamentos em cerâmica, vidro, têxtil, plástico, metal, entre outros;

· Produção de campanhas comerciais como cartazes, embalagens, stands de apresentação;

· Design de ambientes e todos os domínios a ele associados tais como exposições temporárias, organização espacial de Museus, espaços comerciais, sinalética, design urbano;

· Consultoria em departamentos de desenvolvimento de produtos;

· Modelação e animação tridimensional virtual para publicidade, gabinetes de arquitectura, e áreas de entretenimento.


Os técnicos do curso em DDP exercem actividade em diferentes áreas do design, como produção de estruturas, moldes para indústria de plásticos, modelação 3D, formação e gabinetes de design e de design de interiores.


De seguida um depoimento de ex-aluna do curso de licenciatura em DDP:

?Enquanto colaboradora da empresa Martifer Energy Systems trabalhei na preparação de obra no Departamento de Desenvolvimento de Produto durante um ano, e seguidamente como Responsável de Produção nos sectores Metalomecânica e Soldadura durante dois anos.

No departamento de desenvolvimento de produto são analisadas especificações do cliente e realizada a modelação do produto em software 3D (Solidworks e Autocad) e respectivos desenhos de fabrico. Caso seja necessário também é feita a programação CNC no software Lantek para corte de peças.

Além disto, eram desenvolvidos produtos para auxílio na produção e alterações no produto autorizadas pelo cliente.

Como Responsável de Produção nos sectores citados anteriormente, estava responsável pela produção e qualidade dos produtos que eram fabricados. Era conhecedora dos processos e tinha como função a optimização constante destes. Era também responsável por uma equipa de cerca de trinta colaboradores.

Enquanto colaboradora na empresa JPM, Automação e Equipamentos Industriais sou a responsável de toda a produção e a função continua a ser gestão de todos os colaboradores, planeamento, optimização e criação de metodologias e produtos para uma produção rápida e de qualidade.

A Licenciatura em DDP permiti-me compreender os diferentes processos de fabrico, uma fácil interpretação dos desenhos de fabrico conseguindo adequá-los aos processos e apresentar melhorias para uma fácil leitura. No caso de necessidade de desenvolvimento de produtos, consigo apresentar soluções viáveis mais rapidamente, poupando recursos humanos que teriam que o fazer se não tivesse as competências necessárias.?

Paula Silva, nº 9958.

 

 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado