TeSP - Tecnologia no Desporto

, Código oficial do curso: T589
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

 

Objectivos

O Técnico Superior Profissional de Tecnologia no Desporto ficará habilitado a gerir e otimizar a utilização dos meios tecnológicos disponíveis na conceção, no planeamento e no desenvolvimento de programas de atividade física e de treino desportivo, em colaboração com a equipa técnica, e conduzir o processo de recolha, processamento, análise e divulgação de informação que permita aferir a evolução dos praticantes da atividade desportiva.

As atividades principais associadas a este perfil profissional são:

  • Dinamizar e controlar a utilização de meios tecnológicos que permitam melhorar a performance do atleta, em coadjuvação com a equipa técnica, na conceção, no planeamento e no desenvolvimento de programas de atividade física e de treino desportivo.
  • Gerir a utilização das instalações e dos equipamentos desportivos.
  • Coordenar a utilização de plataformas de análise de dados, robótica e sensorização, na aplicação de baterias de testes e na recolha e tratamento de dados antropométricos que permitam monitorizar e avaliar a evolução dos praticantes da atividade física e desportiva.
  • Adotar ferramentas de Business Intelligence, robótica e sensorização, na análise de dados e na elaboração de relatórios que permitam avaliar a evolução da prática desportiva.
  • Utilizar equipamento de recolha de imagem e som, com sensorização associada, na produção de vídeos que permitam avaliar o desempenho dos atletas.
  • Executar a pós-produção digital de imagem e som e a seleção e análise de imagens da prática desportiva aplicando ferramentas de software dedicadas e de Business Intelligence.
  • Divulgar as atividades e os resultados da prática desportiva, privilegiando a utilização de canais digitais.