IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Jornalismo Digital de Proximidade

O Jornalismo que conta estórias que as pessoas vão querer ler. ver e ouvir

 

A presença e o desenvolvimento do Jornalismo no Digital têm vindo a afirmar-se como um dos campos com mais potencialidade nos Média, a todos os níveis, nomeadamente no campo da Informação de Proximidade. O cidadão comum tem cada vez mais competências que lhe permitem procurar conteúdos partilhados em meio digital que vão ao encontro das suas necessidades de informação. A resposta a dar a esta necessidade tem vindo a ser assumida por projetos jornalísticos nacionais e regionais que recorrem a soluções inovadoras no meio digital, soluções estas que estão em constante desenvolvimento.

A Pós-Graduação em Jornalismo Digital de Proximidade (PGJDP) pretende responder às necessidades de formação de profissionais neste novo contexto, assim como à necessidade de atualização por parte de profissionais, com um plano curricular que reflete as práticas mais recentes adotadas pelos Média no campo digital.

Os estudantes adquirirão competências exigidas pelo meio jornalístico online atual através de Unidades Curriculares ministradas por um corpo docente constituído por professores do Instituto Politécnico de Tomar e por docentes convidados com reconhecida prática profissional no campo do Jornalismo Multimédia. Trata-se de uma combinação entre os saberes e as práticas que têm vindo a ser desenvolvidas por docentes do Instituto Politécnico de Tomar em diferentes áreas que se complementam (Jornalismo, Design, TIC e Fotografia) e toda o conhecimento e experiência de profissionais com trabalho reconhecido no campo do Jornalismo, especificamente no digital, no vídeo e no multimédia. 

A PGJDP assume-se como uma formação profissionalizante, dando seguimento à formação ministrada pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), através da sua Licenciatura em Comunicação Social, nomeadamente o perfil de Jornalismo. Esta formação pretende dar origem a um Mestrado Profissionalizante, no qual se reforçarão os laços com projetos de Média digitais e de Proximidade, concretizando-se um desafio inovador no campo da formação superior nesta área.

Com uma estrutura curricular atualizada e que responde às necessidades do mercado de trabalho, os formandos desenvolverão competências em diferentes áreas, sempre com base em projetos reais.

Para além de diferentes trabalhos desenvolvidos com cada docente nas respetivas Unidades Curriculares, a PG oferece também um conjunto de Seminários, com profissionais da área, sempre na lógica de introduzir conhecimento sobre o mundo do Jornalismo de Proximidade e sobre a importância do Digital nesse contexto.

O percurso termina com o Projeto, em que cada aluno, acompanhado pelos docentes mais vocacionados para o tema escolhido, desenvolve um trabalho publicável num meio de comunicação.

Concluindo o processo com êxito, no final os formandos estarão aptos a incorporar redações de órgãos de Comunicação Social que apostem num Jornalismo de Proximidade que conta estórias com recurso a todas as potencialidades do digital. Outra opção, será a criação do próprio portal de informação de proximidade.

Esta Pós-Graduação em Jornalismo Digital de Proximidade abre com um mínimo de 20 alunos.

 

Objetivos

  • Compreender o conceito de Cultura Digital e as diferentes apropriações do mesmo pelos Média; 
  • Compreender o Jornalismo atual e as tendências de consumo por parte dos leitores/ouvintes/espectadores; 
  • Reconhecer a importância dos Média de Proximidade num contexto de proliferação de conteúdos;   
  • Compreender e distinguir os diferentes formatos de Publicações Digitais;
  • Reconhecer o potencial dos diferentes Géneros Jornalísticos no meio digital;
  • Dominar as hard skills relativas à aprendizagem da técnica Multimédia, discursos e conteúdos jornalísticos; 
  • Conhecer as novas ferramentas digitais mais utilizadas nos grandes meios internacionais e adquirir competências básicas na utilização de cada uma; 
  • Dominar novas gramáticas e linguagens decorrentes de plataformas inovadoras; 
  • Desenvolver capacidade de criar histórias envolventes a partir de cenários aparentemente pouco atrativos; 
  • Verificar e validar a veracidade de conteúdos publicados online; 
  • Identificar a função das Infografias no contexto dos Média atuais e conhecer o seu processo de criação, desde a concessão da ideia até à publicação no suporte online;
  • Desenvolver pensamento crítico sobre a importância da análise e da Ciência dos Dados no Jornalismo; 
  • Recolher e analisar de dados textuais, bem como capacidade de utilização de software de visualização de Dados Estáticos e Interativos; 
  • Refletir sobre os recursos e mecanismos de representação, possibilidades
  • expressivas, significantes e comunicativas da imagem em geral, e em especial da Fotografia;
  • Utilizar o conhecimento adquirido nas diferentes unidades curriculares num projeto final de curso, que consistirá num conteúdo Jornalístico Multimédia.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Hália Filipa da Costa Santos

Hália Filipa da Costa Santos

t.: 241379500
endereço de e-mail

Secretariado

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Gabinete: ESTA - Gab.1
t.: 241 379 532
ext.: 02500
endereço de e-mail
Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
20314 Análise e Ciência de Dados em JornalismoInformática 5 Sandra Jardim (1)
20311 Culturas Digitais nos MédiaCiências sociais, comércio e direito 5 Raquel Botelho (1)
20312 Géneros Jornalísticos no DigitalCiências sociais, comércio e direito 5 Hália Santos (1)
20316 Narrativas Jornalísticas no OnlineCiências sociais, comércio e direito 5
20315 Publicações Periódicas DigitaisArtes 5 Ana do Carmo (1)
20313 Vídeo no Jornalismo OnlineCiências sociais, comércio e direito 5
2º Semestre
20319 Infografia DigitalArtes 5 Mário Carvalho (1)
20317 Jornalismo MultimédiaCiências sociais, comércio e direito 5
20318 Leitura e Análise de ImagemArtes 5 António Ventura (1)
203111 Projeto Final AplicadoCiências sociais, comércio e direito 10 Hália Santos (1)
203110 SemináriosCiências sociais, comércio e direito 5 Hália Santos (1)

PROPOSTA DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO DIGITAL DE PROXIMIDADE
Unidade Curricular Área CNAEF Horas ECTS
Contacto Total
Culturas Digitais nos Média 329 32 140 5
Géneros Jornalísticos no Digital 329 32 140 5
Vídeo no Jornalismo Online 329 32 140 5
Análise e Ciência de Dados em Jornalismo 482 32 140 5
Publicações Periódicas Digitais 213 32 140 5
Narrativas Jornalísticas no Online 329 32 140 5
Jornalismo Multimédia 329 32 140 5
Fotografia no Jornalismo Digital 329 32 140 5
Infografia Digital 213 32 140 5
Seminários 329 32 140 5
Projeto Final Aplicado 329 64 280 10
TOTAL   384 1680 60

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Condições de Acesso

• Possuir o grau de licenciado ou curriculum vitae relevante 
• Demonstrar aptidão para cursos de pós-graduação 
• Obter aprovação no processo de seleção

 

Saídas profissionais

Jornalista Multimédia
Produtor de Conteúdos Jornalísticos Digitais
Editor de Imagem e Vídeo
Jornalista de Dados

Locais de funcionamento

Abrantes

Abrantes

Parcerias

A PGJD desenvolverá parcerias com órgãos de Comunicação Social regionais, a indicar oportunamente.

NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado