Curso Superior de Curta Duração em Desenvolvimento de Sistemas Procedurais Interativos com Realidade Virtual ou Aumentada

Área científica predominante:
, 7 ECTS, 2 semestres, Código oficial do curso:
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

O desenvolvimento tecnológico mais recente tem possibilitado a chegada de formas mais sofisticadas e ricas de interação com os utilizadores, através dos seus dispositivos móveis e Head Mounted Displays. Nesse sentido, o desenvolvimento de sistemas interativos é uma área que, em termos de investigação e de desenvolvimento, tem sofrido uma assinalável evolução, registando-se uma grande multiplicidade de projetos em que esta dimensão se tem cruzado com tecnologias, como a Realidade Aumentada, que tem sido potenciada pela evolução dos dispositivos acima referidos. As aplicações, por sua vez, têm sido múltiplas, em áreas que vão desde o Controlo de Processos Industriais ao Ensino, como a Astronomia ou a Arqueologia, passando pela divulgação científica de forma mais geral, com uma particular incidência nos jogos digitais. Por outro lado, impulsionada pela necessidade de reduzir custos de desenvolvimento, a geração procedural tem sido uma técnica cada vez mais utilizada suportando-se numa plêiade de áreas onde a Inteligência Artificial tem particular relevância.

 

Objectivos

 Neste contexto, o curso “Desenvolvimento de Sistemas Procedurais Interativos com Realidade Virtual ou Aumentada” visa dotar os formandos de competências nestas áreas, proporcionando-lhes aindauma iniciação à I&D.