Mestrado em Museus, Património e Sociedade do Conhecimento

Área científica predominante: Museologia e Museografia, Estudos do Património e Sociedade do Conhecimento
7, 120 ECTS, 4 semestres, Acreditação A3ES: NCE/10/02366, 29.06.2011, 5 anos, Código oficial do curso: M521
Escola Superior de Gestão de Tomar, Código oficial da escola 3241

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

Objectivos

Inovar pela integração de conhecimentos e competências científicas em Museologia e Museografia e Estudos do Património com a Sociedade de Informação e Conhecimento.

Hoje, as Tecnologias de Informação e Comunicação são uma prioridade na estratégia para a Europa 2020 e para Portugal, sendo as suas Agendas Digitais uma das primeiras iniciativas concretizadas. Um dos objectivos é qualificar profissionais e cidadãos com competências digitais.

O objectivo do Mestrado é proporcionar competências digitais no sector da cultura com o objectivo último de se obterem novos serviços e aplicações através de novas formas de interacção e aprendizagem.

Os alunos são encorajados a analisar os bens culturais (móveis, integrados e imóveis) numa perspectiva de design de espaços e serviços, de conservação arquitectónica e urbana, da conservação e restauro, da gestão do território e do desenvolvimento regional para que, com recurso às TIC, possam proporcionar uma nova fruição e conhecimento aos cidadãos.


moodle