Mestrado em Fotografia

Área científica predominante:
Mestrado, Segundo ciclo; Nível ISCED (International Standard Classification of Education): 5 Nível EQF (European Qualifications Framework): 7, 120 ECTS, 4 semestres, Código oficial do curso: M041
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Mestrado em Fotografia

Memória, Território, Paisagem, Património

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais.

Com especial incidência nas áreas do território, património e paisagem, o plano de estudos do Mestrado promove parcerias estratégicas com a Casa-Museu Carlos Relvas, na Golegã, através do Centro de Estudos em Fotografia da Golegã, CEFGA, com o Instituto Terra e Memória, ITM, em Mação, e com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, IHC/UNL.

 

Objectivos

Desenvolver-se-ão estudos em áreas como: Fotografia de Arquitetura, Fotografia de Bancada, Fotografia de Retrato, Fotografia Aplicada ao Trabalho de Museu, Conservação e Arqueologia, Fotografia Digital, Preservação, Organização e Descrição de Coleções Fotográficas, Projeto Editorial em Fotografia, Curadoria e Investigação e Trabalho de Campo.

O Mestrado promove cruzamentos disciplinares em torno de uma dupla-matriz da imagem fotográfica - discursiva e documental - e está particularmente centrado no desenvolvimento de percursos autorais e de um sólido conhecimento material e técnico da fotografia aplicada.

Enquanto complemento de um plano de estudos que integra unidades curriculares teórico-práticas transversais ao primeiro ano de estudos, tais como História e Teorias da Imagem, Fotografia e Território, Fotografia Digital I e II e Fotografia Aplicada I e II, Gestão de Coleções Fotográficas e Descrição de Coleções Fotográficas, o Mestrado em Fotografia promove o contacto com autores e profissionais ativos no campo da fotografia em áreas com que esta mantém um diálogo constante.

Ao longo do ano letivo, os alunos participarão em vários workshops (Retrato, Arquitetura, Fotografia de Bancada, Coleções, Edição, Trabalho de Campo), quatro Masterclasses com autores convidados, com apresentação de um percurso profissional e análise de porte folio e projeto dos alunos, e varias conferências de especialistas convidados.


facebook