Tecnologia Química

Área científica predominante:
, 180 ECTS, 6 semestres, Código oficial do curso: L142
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Este ciclo de estudos visa contribuir para uma maior qualidade, eficiência, flexibilidade, segurança e competitividade dos meios de produção na área da tecnologia química.

Nesse sentido, constitui-se como uma oferta formativa de natureza profissionalizante, especializada, capaz de dar resposta às solicitações do mercado de trabalho, nacional e internacional com algumas unidades curriculares a funcionar no modelo - ABP "Aprendizagem Baseada em Projetos". Pretende-se que durante toda a formação seja estimulado o espírito crítico e inovador, o intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras e o contacto com o mundo empresarial, bem como o cumprimento de regras de ética profissional.

 

Objectivos

Oferecer uma formação que, dando sequência ao potencial de conhecimento construído no IPT na área da Tecnologia Química e integrando um eixo de formação CTeSP - Licenciatura - Mestrado, permita a aquisição de competências no domínio dos processos industriais e dos serviços da área da Tecnologia Química.
Proporcionar uma formação de índole profissionalizante que possibilite o planeamento da produção, a gestão dos sistemas da qualidade, a gestão de sistemas de tratamento de efluentes e a coordenação de planos de higiene e segurança em empresas da área de Tecnologia Química.
Colmatar a carência de técnicos da área do curso já manifestada por diversos empregadores, formando profissionais capazes de funções técnicas e de direção técnica, na implementação, monitorização e otimização de processos industriais e de serviços.
Preparar profissionais capazes de uma interação eficaz e de criação de valor em equipas multidisciplinares.
Desenvolver o sentido de responsabilidade, o espírito crítico e a capacidade para continuar a aprender com autonomia, nomeadamente no prosseguimento dos estudos no 2º ciclo de formação - Mestrado em Tecnologia Química.