IPT Logotipo do IPT

Tecnologias Integradas de Produção Industrial

Matemática e Estatística

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6647/2020 - 25/06/2020

8 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 84,0 TP , Cód. 65164.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos:

1.1. matemáticos incluindo unidades e

1.2. estatísticos.

2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.

Programa
I BREVES NOÇÕES DE ANÁLISE MATEMÁTICA REAL COM UNIDADES

1.1. Significado da subtração, divisão, potência, radiciação e logaritmação. Múltiplos e submúltiplos da unidade, respetivos símbolos e prefixos.
1.2. Propriedades das operações de adição e multiplicação. Definição de potência de expoente inteiro.
1.3. Adição e subtração de múltiplos de potências usando a definição de potência e a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição ou subtração.
1.4 Multiplicação de frações com unidade.
1.5. Elemento neutro da multiplicação. Fator de conversão entre unidades.
1.6. Simplificação de expressões numéricas incluindo frações e potências usando as propriedades das operações.
1.7 Conceito de função real de variável real com unidades. Variáveis dependentes e independentes. Representação gráfica de funções com unidades. Utilização da linguagem simbólica para sistematização de um problema prático.
1.8 Estudo da função polinomial e racional.
1.9 Determinação gráfica da derivada da função com unidades num ponto e do integral definido de uma função com unidades.


II. ESTATÍSTICA DESCRITIVA


2.1 Conceitos iniciais.
2.2 A recolha de dados.
2.3 Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala.
2.4 Tabela de distribuição de frequências.
2.5 Representações gráficas.
2.6 Características amostrais: medidas de localização, de dispersão e de forma.
2.7 Diagrama de extremos e quartis. Outliers.
2.8 Interpretação e análise de diagramas de extremos e quartis.
2.9 Resolução de exercícios envolvendo diagramas de extremos e quartis.
2.10 Modelos estatísticos.

Metodologia de avaliação
Avaliação por exame: um teste escrito composto por duas partes, P1 e P2. P1 inclui toda a matéria lecionada no capítulo 1 e P2 inclui toda a matéria lecionada no capítulo 2.

A nota final será:

nota final de exame = 2/3*P1+1/3*P2;

O aluno é aprovado se obtiver um mínimo de 9,5 valores, com um mínimo de 8,0 valores em cada uma das partes. No caso de o aluno faltar a uma das partes ou não obter o mínimo nas duas partes a nota lançada será, respetivamente, faltou ou a nota mais baixa obtida.

Bibliografia
- Academia Portugal, K. (0). Estatística do Ensino Secundário. Acedido em 16 de janeiro de 2024 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/probability/xa88397b6:display-quantitative
- Academia Portugal, K. (0). Funções. Acedido em 16 de janeiro de 2024 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/algebra/x2f8bb11595b61c86:functions
- Academia Portugal, K. (0). Álgebra, trabalhar com unidades. Acedido em 16 de janeiro de 2024 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/algebra/x2f8bb11595b61c86:working-units
- Fernandes, R. (0). Rosa Brígida, conteúdos matemática e física. Acedido em 16 de novembro de 2021 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=4794

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde para além da exposição teórica dos conteúdos programáticos, são desenvolvidas aplicações práticas dos temas apresentados.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de janeiro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado