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Realização e Produção Televisiva

História e Cultura dos Media

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Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº 299/2017 de 27/06/2017

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 63763.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Os alunos devem ser capazes de compreender a realidade dos Média, desde o seu início até a atualidade, interpretando e distinguindo diferentes conteúdos em diferentes plataformas, em função dos públicos e dos objetivos. Com um conhecimento que se inicia na História da Comunicação e que termina nas Novas Plataformas, os alunos compreenderão a evolução em termos de objetivos, procedimentos e constrangimentos das diferentes fases dos Média, incluindo na Imprensa, na Rádio, na Televisão e nos Meios Online.

Programa
1. A Importância e a Evolução da Comunicação
- Das cavernas às Novas Tecnologias
- A invenção de Gutenberg

2. História dos Média Portugueses
- As publicações periódicas e as suas funções políticas, sociais e culturais
- A Rádio e a sua importância na sociedade, na política e na cultura
- A Televisão e o impacto na sociedade, na política e na cultura
- Os Novos Meios Digitais e as suas implicações na vida contemporânea

3. Os Média em Portugal na Atualidade
a) O panorama da Comunicação Social
b) Os Média em função das suas características
c) Públicos e consumo

4.Funções dos Média
a) Sociais
b) Políticas
c) Culturais

Metodologia de avaliação
Avaliação normal - prova escrita (80%) e trabalho audiovisual sobre os conteúdos ministrados (20%)
Exame - prova escrita (100%)
Recurso - prova escrita (100%)

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com apresentação de temáticas e análise de documentos, recorrendo a conteúdos digitais e suportes audiovisuais.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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