IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Design Multimédia

Edição de áudio

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 617514.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Criar e editar ficheiros áudio;
Inserir áudio em conteúdos e produtos multimédia e de animação
Valorizar conteúdos e produtos multimédia e de animação através do áudio

Programa
O software de edição áudio
O software áudio e demais software
Captar, criar e editar ficheiros de áudio, incluindo voz off
Editar áudio para animação e conteúdos multimédia
Criação de conteúdos multimédia dotados de áudio
Valorização de conteúdos multimédia e animações em virtude da incorporação de áudio

Metodologia de avaliação
A avaliação possui natureza formativa, desenvolvendo-se nas aulas, para avaliar qualitativamente as propostas e introduzir correções ou reformulações.
Sumativamente a avaliação desenvolve-se em dois momentos distintos: frequência e exame.
A frequência é um momento de avaliação final dos trabalhos realizados, com base nas propostas
de tarefas/exercícios/trabalhos distribuídos pelo professor, pelo menos três: um de relação de
áudio com animações, outro de incorporação de voz off em conteúdo multimédia e um final,
global de valorização de conteúdo multimédia com áudio.
Esta avaliação é quantitativa (zero a vinte valores).
O exame é o momento de avaliação final, ao qual acedem os alunos que não obtiveram
classificação positiva na frequência.
No exame os alunos terão de desenvolver um trabalho prático, por forma a avaliar os seu
conhecimentos e mestrias, tendo em conta os conteúdos e os objetivos programáticos.
Esta avaliação é quantitativa (zero a vinte valores).
São objeto de análise e avaliação, em frequência e em exame, os seguintes aspetos:
a) A correta criação e edição de áudio (30%);
b) A utilização do áudio para valorizar conteúdos multimédia e animações (30%);
c) A inserção de áudio nos momentos e nos locais mais adequados em cada produto ou
conteúdo (30%);
d) Globalmente, a criatividade, expressividade e funcionalidade dos produtos criados (10%).

Bibliografia
- BEAUCHAMP, R. (0). Designing Sound for Animation. Acedido em 1 de março de 2019 em https://epdf.pub/designing-sound-for-animationa72574f13a2ebe87e6c438e7dbbf8d6846083.html
- Grilo, J. (2007). As lições do cinema. Manual de filmologia.. Lisboa: Colibri
- Holman, T. (0). Sound for Digital Video. Acedido em 1 de março de 2020 em https://epdf.pub/sound-for-digital-video.html
- RUMSEY, F. (0). Sound and Recording. Acedido em 1 de março de 2020 em https://epdf.pub/sound-and-recording.html

Método de Ensino
Aulas expositivas, de contacto com o interface do software de áudio e de animação.
Aulas teórico-práticas de relação daquele software com outro, de design para multimédia
Aulas práticas de criação de conteúdos multimédia, valorizados com áudio

Software utilizado nas aulas
a) Oceaudio, ou outro editor similar, free, de áudio;
b) Filmora, ou outro editor, similar, free de vídeo/movies;
c) Pencil 2D, ou outro editor, similar, free de animação;
d) Illustrator, Gimp (free) ou Photoshop.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de julho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado