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Ano Letivo: 2022/23

Animação e Modelação 3D e Jogos

Arte Digital

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 11,0 T + 45,0 TP , Cód. 65439.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Ao concluir esta UC o aluno deverá ser capaz de:
1. Conhecer e utilizar as técnicas necessárias para um bom tratamento e visualização de imagens, modos de cor, técnicas de seleção e coloração, uso de camadas, retoque, correção e transformação de imagens;
2. Conhecer e utilizar as técnicas fundamentais de desenho vetorial.

Programa
1. Conceitos básicos de imagem digital
2. Retoques e Transformações
2.1 Retoque e reparação de imagens
2.2 Correção de distorção e ruído em imagens
2.3 Ajuste de nitidez, brilho/contraste e desfocagem em imagens
2.4 Transformação de objetos
2.5 Criação de imagens panorâmicas
3. Seleção
3.1 Realização de seleções; 3.2 Ajuste de seleções de pixeis
3.3 Movimentação e cópia de pixels selecionados;
3.4 Remoção e extração de objetos
3.5 Canais;
3.6 Gravação de seleções e utilização de máscaras
4. Camadas
4.1 Conceitos básicos de camadas; 4.2 Seleção, agrupamento e ligação de camadas
4.3 Movimentação, empilhamento e bloqueio de camadas; 4.4 Gestão de camadas
4.5 Definição de opacidade e mistura; 4.6 Efeitos e estilos de camadas
4.7 Ajuste e preenchimento de camadas; 4.8 Edição não destrutiva
5. Desenho vetorial
5.1 Fundamentos do desenho vetorial
5.2 Aplicações do desenho vetorial / ilustração digital
5.3 Técnicas de desenho vetorial
5.4 Conversão de bitmaps em desenhos vetoriais – tracing
5.5 Conversão de desenhos vetoriais em bitmaps – rasterização
5.6 Exportação e importação de arquivos digitais
5.7 Sistemas de cor e suportes de publicação

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
O aluno poderá optar por uma avaliação em modo de a)clássico (opção por defeito) ou pelo modo b)gamificação. A opção pelo modo de gamificação terá de ser comunicado por e-mail, até duas semanas após o início das aulas e não pode ser revertido.

Modo Clássico:
Frequência I (teórico-prática):50%
Frequência II (teórico-prática):50%

Modo Gamificação:
Frequência I:50%
Frequência II:50%

Os primeiros 25% dos alunos com aproveitamento a completar as missões (exercícios) recebem um cristal, até um máximo de 3. Os segundos 25% dos alunos com aproveitamento a completar as missões recebem uma estrela. 2 estrelas podem ser trocadas por 1 cristal. A conclusão de todas as missões equivale a 1 cristal. Cada cristal equivale a 5 pontos, num total de 20, a aplicar na Frequência. 4 cristais equivalem à dispensa da frequência.

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Avaliação por Exame:
Exame (teórico-prático): 100%
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Dewis, G. (2014). The Photoshop Workbook: Professional Retouching and Compositing Tips, Tricks, and Technique. : Peach Pit
- Heller, E. (2014). A psicologia das Cores. Barcelona: Garamond
- Malley, B. (2014). Adobe Master Class: Advanced Compositing in Photoshop: Bringing the Impossible to Reality with Bret Malley. : Adobe

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop; Adobe Illustrator

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 07 de julho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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