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Animação e Modelação 3D e Jogos

Fundamentos de Modelação e Animação 3D

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 65434.

Docente(s)
- Lionel Martins Louro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Computador pessoal, acesso à internet e auriculares.

Objetivos
O aluno deverá ter a capacidade de modelar objetos 3D simples e relativamente mais complexos, implementação de texturas e criar texturas, aplicar iluminação correta, produzir um render final, bem como produzir pequenas animações simplificadas.

Programa
1. Modelação 3D
1.1. Técnicas e ferramentas de modelação 3D;
1.2. Criação de coordenadas nos objetos (UV’s).
2. Processo de Texturização
2.1. Criação de diferentes texturas;
2.2. Criação de matérias diversificados e suas diferentes propriedades.
3. Iluminação e Render
3.1. Aplicação de diferenciados tipos de luzes;
3.2. Técnicas de Iluminação;
3.3. Parâmetros de Render.
4. Fundamentos de Animação
4.1. Animação por Keyframe;
4.2. Animação de modificadores;
4.3. Edição de curvas.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:

A avaliação por frequência será realizada por meio de um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de modelação 3D, processos de texturização, implementação de iluminação, aplicação de processos de animação e procedimentos para o processo de renderização.
>Frequência (100%)

Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de um teste (100%). O um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de modelação 3D, processos de texturização, implementação de iluminação, aplicação de processos de animação e procedimentos para o processo de renderização.

Avaliação por Exame:

A avaliação por Exame será realizada por meio de um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de modelação 3D, processos de texturização, implementação de iluminação, aplicação de processos de animação e procedimentos para o processo de renderização.
> Exame (100%).

> O aluno obtém aprovação à UC,
de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Aguiar, F. (2005). . Modelagem de Personagem para Jogos com 3ds max 8. -: Érica
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. (Vol. 1). Inglaterra: 3DTotal
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. (Vol. 2). Estados Unidos: Wiley

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3Ds Max, Photoshop, Krita, Gimp.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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