IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Instalações Elétricas e Domótica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7795/2021 - 09/08/2021

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 14,0 PL + 28,0 TP , Cód. 911248.

Docente(s)
- Mário Helder Rodrigues Gomes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Competências a desenvolver: Escolher aparelhagem elétrica de comando, corte e proteção; Dimensionar canalizações elétricas e selecionar aparelhagem de proteção de pessoas e de equipamentos; Conceber e dimensionar quadros elétricos; Projetar iluminação interior e de segurança; Conceber e dimensionar instalações ITED e de domótica. Interpretar/conceber esquemas e diagramas eletrotécnicos (IE/ITED/domótica).

Programa
1- Etapas, constituição e trâmites de projetos eletrotécnicos (IE e ITED).
2- Tipos de esquemas e simbologia: Multifilar, unifilar, arquitetural, diagramas. Principal simbologia utilizada em eletrotecnia (CEI 60617; EN 60617).
3- Canalizações elétricas: Tipos de canalizações; Condutores e cabos elétricos - constituintes, propriedades e designações; Condutas; Condições de estabelecimento de canalizações.
4- Aparelhagem elétrica de baixa tensão: Classificação e características gerais da aparelhagem elétrica; Aparelhagem de comando; de corte e de proteção; Aparelhagem de comando e proteção em automatismos industriais - contactores e discontactores. Dispositivos eletrónicos inteligentes de comando, de corte e de proteção.
5- Sobreintensidades - sobrecargas e curtos-circuitos: Conceitos; Efeito térmico; Estabelecimento das sobreintensidades; Esforços térmicos e eletrodinâmicos; Cálculo simplificado das correntes de curtos-circuitos simétricos (CEI 909).
6- Dimensionamento de canalizações e seleção de proteções: Secção técnica e secção económica; Corrente máxima admissível; Condições de aquecimento normal, de quedas de tensão e de curtos-circuitos; Tempo de utilização e corrente média quadrática; Proteções.
7- Segurança das pessoas e equipamentos: Efeitos fisiológicos da corrente elétrica; Contactos diretos e indiretos; Proteção contra variações de tensão; Esquemas de ligação à terra; Proteção diferencial; Índices de proteção, Sistemas de proteção de pessoas; Consignação e desconsignação de uma instalação elétrica.
8- Iluminação interior: Fundamentos de luminotecnia; Conceitos e unidades; Armaduras e lâmpadas; Sistemas de iluminação; método do Fator de Utilização; Conceção e cálculo. Noções de iluminação de segurança.
9- Bases de ITED: Caracterização; Materiais, Dispositivos e equipamentos; Conceção, instalação e exploração.
10- Domótica: Conceito; Áreas de intervenção e benefícios; Principais tecnologias e princípios de funcionamento; Monitorização e controlo dos recursos e dos consumos de energia da instalação. Características das tecnologias X10 e KNX - dispositivos, meios de transmissão e protocolos. Sistemas de gestão técnica centralizada. Instalação convencional versus instalação inteligente.
11- Quadros elétricos: Quadros de proteção e distribuição; Quadros de alimentação e de comando de motores; Regras gerais de eletrificação e gestão de espaços; Seleção de aparelhagem. Quadros elétricos inteligentes: conceito, características, aparelhagem e dispositivos eletrónicos/digitais, Modos de comunicação e Layouts.
12- Realização dos estudos necessários em projetos das instalações eletrotécnicas (IE e ITED) em edifícios (do tipo residencial/industrial).

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua através de um trabalho prático a realizar ao longo do semestre (40%) e de prova escrita a realizar na época de avaliações (60%: 30% da parte teórica e 30% da prática).
A nota mínima para aprovação à UC é de 47,5%.

Bibliografia
- ANACOM (2020), A. (0). Manual ITED - Prescrições e especificações técnicas das infraestruturas de telecomunicações em edifícios, 4.ª edição. Acedido em 28 de fevereiro de 2023 em https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1519402
- Maria Maestre, J. (2015). Domótica Para Ingenieros. (Vol. 1). ISBN 9788497329767: PARANINFO
- Morais, J. (2006). Guia Técnico das Instalações Eléctricas. (Vol. 1). Portugal: Certiel
- Mário Gomes (2023), . (0). Material de apoio fornecido pelo docente. Acedido em 28 de fevereiro de 2023 em http://www.e-learning.ipt.pt
- Pinto, V. (1999). Guia Técnico MG-Calc. (Vol. 1). Lisboa: Merlin-Gerin
- Solidal, S. (2012). Guia Técnico Solidal, 10ª Edição revista e actualizada. (Vol. 1). Q&Q: Solidal Condutores Eléctricos, S.A.

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas e refletivas sobre as matérias. Aulas teórico-práticas para resolução de exercícios referentes ao cálculo de IE. Aulas prático-laboratoriais para conceção de IE e ITED recorrendo a software de desenho e de cálculo.

Software utilizado nas aulas
AutoCAD / ProgeCAD / ArchiCAD. Simaris Design / Ecodial Advance Calculation;
WinElux / DIALux.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de maio de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
Elemento gráfico

Notícias | Agenda

NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado