Projecto Final

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

7.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Vitor Dinis Carita de Jesus
- Regina Aparecida Delfino
- Maria João Bom Mendes dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1 Capacidade para conceber e apresentar um projeto
2 Saber selecionar o suporte mais adequado para o projeto
3 Coordenar um projeto nas diversas fases de desenvolvimento
4 Adequar o projeto aos condicionantes técnicos, ambientais e económicos existentes
5 Gestão da produção / controle de qualidade

Programa
1 Desenvolvimento de projeto: briefing, orçamento, conceito, maqueta, arte final, pré-impressão, impressão e pós-impressão.
2 Seleção de formatos, suportes, acabamentos, tipografias, cores, imagens e manchas de impressão adequados.
3 Integrar critérios de sustentabilidade no desenvolvimento do projeto.
4 Deontologia profissional e contacto com clientes
5 Controlo de qualidade.

Metodologia de avaliação
Ao longo do semestre letivo há dois momentos de avaliação em época de frequência (ponderação 40/60%):
1 A primeira avaliação do projeto final ocorre antes das férias da Páscoa, com a elaboração de um cartaz sobre o projeto em curso (40%).
2 A avaliação final do projeto será composta pela entrega do projeto concluído (30%) com a memória descritiva (30%) composta por: breve apresentação e descrição de características para efeitos de produção.

Apesar da UC ser de natureza teórico-prática, salvaguarda-se que só são admitidos a exame os alunos que tenham estado presentes em mais de 2/3 das aulas dadas.
Em época de exame a avaliação será composta pelo envio do projeto final com a memória descritiva.

Bibliografia
- Myers, D. (2013). The Graphic Designer's Guide to Portfolio Design. New Jersey: Wiley
- Hugues, P. (2010). Exhibition Design. Londres: Laurence King Publishing
- Welsh, C. (2013). Design: Portfolio: Self promotion at its best. Londres: Rockport Publishers
- Shaughnessy, A. (2005). How to Be a Graphic Designer: Without Losing Your Soul. Londres: Laurence King Publishing

Método de interação
1 Aulas teórico-práticas auxiliadas através de plataformas digitais;
2 Acompanhamento na elaboração do projeto;
3 Orientação para a apresentação de trabalhos;
4 Críticas construtivas aquando da apresentação oral do trabalho

Software utilizado nas aulas
Para dar aulas serão utilizadas as plataformas digitais: mail, teams e moodle

Dependente de cada projeto individual