Gestão e Estratégia

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

4.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1.Identificar a informação da envolvente e da empresa.
2.Compreender e saber aplicar os conceitos, modelos e técnicas.
3.Compreender as diferentes situações da análise estratégica
4.Desenvolver a reflexão crítica. Tomar decisões.

Programa
1. Noções gerais de estratégia e planeamento

2. Análise estratégica
2.1. Introdução ao processo da gestão estratégica
2.2. Análise do meio envolvente
2.3. Análise da empresa

3. Formulação da estratégia
3.1. Missão, visão, objetivos e estratégia
3.2. Estratégia do negócio e estratégia corporativa, caracterização e avaliação
3.2.1 Produtos Mercados
3.2.2 Integração vertical
3.2.3 Internacionalização
3.2.4 Diversificação
3.2.5 Desenvolvimento empresarial
3.3. Técnicas auxiliares na formulação de estratégias da organização. Avaliação e selecção de estratégias

4. Análise matricial

5. Planeamento e controlo

6. Organização e implementação da estratégia
6.1. Estrutura organizacional
6.2. Política de gestão
6.3. Avaliação e controlo



Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:questionários individuais 1 por capítulo(30%) + teste escrito(70%).
Exame/Recurso -Prova escrita(100%).Aprovação 10(dez) valores.

Bibliografia
- Neves, J. (2011). Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa . Alfragide: Texto Editores
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Biblioteca Exame
- Sousa, A. (1998). Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. . (Vol. 1). Lisboa: Editorial Verbo
- Teixeira, S. (2020). Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Edtora
- Carpenter, M. e Sanders, W. (2009). Strategic Management A Dynamic Perspective. England: Pearson Prentice Hall
- Grant, R. (2013). Comtemporary Strategic Analysis. UK: Wiley
- Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand Editora

Método de interação
1.Método expositivo.
2.Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas.
3.Resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável