Ergonomia da Comunicação

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino
- Maria João Bom Mendes dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Conhecer as especificidades da tipografia de modo a usá-la em projetos de design tendo em vista uma grande clareza de comunicação;
2. Compreender e aplicar as regras ergonómicas de legibilidade e de leiturabilidade;
3. Saber analisar criticamente segundo os parâmetros da ergonomia da comunicaçã

Programa
1. Tipografia: evolução histórica, categorização e exemplos de aplicação prática dos tipos;
2. Regras da aplicação da tipografia em função da legibilidade e da leiturabilidade:
2.1. Tipos display e de texto;
2.2. Legibilidade e leiturabilidade;
2.3. Altura-x;
2.4. As caixas;
2.5. Com e sem serifas;
2.6. Espessura e contraste;
2.7. Formas das letras;
2.8. Entrelinha;
2.9. Espacejamento;
2.10. Alinhamento do texto;
3. Teoria da cor aplicada ao design de comunicação;
4. Sistemas de pictogramas e sinalética;
5. Representação diagramática.
6. Análise crítica de casos de design de comunicação.

Metodologia de avaliação
Avaliação em época de frequência:

1. Projeto prático que reflita o domínio dos conteúdos dados na aula (50%).

2. Prova escrita versando as matérias dadas (50%).

Só são admitidos a exame os alunos que tenham tido uma nota igual ou superior a 8 na avaliação contínua.

Época de exame ou recurso:

1. Projeto prático que reflita o domínio dos conteúdos dados na aula (40%).

2. Prova escrita versando as matérias dadas na aula (60%).

Bibliografia
- Mijksenaar , P. (2001). Una introducción al Diseño de la información. (Vol. 1). Naucalpan: Gustave Gili
- Iida, I. (2005). Ergonomia, Projeto e Produção. (Vol. 1). São Paulo: Edgard Blücher Ltda
- Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (Design Briefs). EUA: Princeton Architectural Press
- Frascara, J. (2011). ¿Qué es el_diseño de información? . (Vol. 1). Buenos Aires: Ediciones Infinito
- Frutiger, A. (2001). En torno a la tipografia. . Barcelona: Gustavo Gili
- Bringhurst, R. (2005). Elementos do Estilo Tipográfico, Versão 3.0. (Vol. 1). São Paulo: Cosac Naify
- Norman, D. (2006). Design do Dia-a-Dia. (Vol. 1). Rio de Janeiro: Rocco
- Pettersson , R. (2016). Information Design Theories. (Vol. 1). Viena: International Institute for Information Design

Método de interação
1. Aulas teóricas auxiliadas com projeção em datashow dos conteúdos programáticos escritos e preparados pelo professor;
2. Aulas práticas de análise de peças de design de comunicação segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.