Embalagem e Transformação

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
– Conhecer os aspetos do mercado de embalagem,
– Conhecer e adotar as metodologias adequadas para o design de embalagem.
– Conhecer os tipos de embalagem normalizadas
– Conhecer os sistemas industriais de produção de embalagem.
– Conhecer os materiais e suas propriedades (papel, cartão, cartão canelado) e acessórios.
– Associar aos vários critérios técnicos uma visão crítica referentes às questões da sustentabilidade e ergonomia.
– Desenvolver capacidades conceptuais e operacionais para execução de embalagens e objetos promocionais.

Programa
1. Embalagem e design
1.1 Definições de embalagem, tipos de embalagem e funções da embalagem.
1.2 Aspectos mercadológicos. A Embalagem como objeto semiótico. Marca, produto e consumidor.
2. Metodologia para o design de embalagem.
2.1 Design estrutural
2.2 Design gráfico na embalagem.
2.2.1 Imagem (fotografia e ilustração).
2.2.2 Cor, tipografia, composição.
2.2.3 Simbologia e Código de barras.
3. Rótulos.
3.1 Tipos: Cola fria, cola quente, Auto-adesiva, No label look, Sleeve, In Mould Labelling.
3.2 Materias e técnicas.
4. Design de embalagem e sustentabilidade.
4.1 Sustentabilidade, legislação europeia (94/62/CE alterada pela Dir.2004/12/CE, Embalagem e Resíduos de embalagem) e certificações.
4.2 Método para o design de embalagem considerando os parâmetros da sustentabilidade.
5. Embalagem e tecnologia
5.1 Software ArtiosCad.
5.2 Embalagens normalizadas, embalagem flexível e semi-rígida.
5.3 Objetos promocionais 3D.
5.4 Métodos de impressão aplicados à embalagem.
5.5 Terminologia.
5.6 Materiais: papel e cartão para embalagem.
5.7 Fabrico de sacos de papel.
5.8 Processos de produção. Sistemas de produção e equipamentos.
5.9 Ensaios técnicos: papéis e cartão de embalagem.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Considera: conteúdos teóricos 30 % e projetos práticos 70% da classificação final.
Conteúdos teóricos: 30 % da classificação final (memória descritiva e justificativa dos projetos)
Projetos práticos: 70% corresponde aos projetos práticos realizados no decorrer do semestre.
Serão desenvolvidos três projetos individuais de embalagem.
A classificação é média ponderada dos valores obtidos, sendo considerado o mínimo de 10 valores nos conteúdos teóricos e nos projetos práticos.
São dispensados de exame os alunos que obtiverem média ponderada igual ou superior a 10 (dez) valores.
Serão excluídos da avaliação contínua e de exame, os alunos que não tenham assiduidade a pelo menos 2/3 (dois terços) das aulas lecionadas ou não tenham realizado os trabalhos solicitados ou que, realizando-os, obtenham nota inferior a 10 (dez) valores.

Avaliação por exame
Serão admitidos a exame os alunos com assiduidade superior a 2/3 (dois terços) das aulas lecionadas e que tenham realizado os projetos práticos com nota mínima de 10 valores. Só será realizada prova escrita sobre os conteúdos teóricos.
Aprovação: classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, obtida pela média ponderada indicada anteriormente.

Bibliografia
- STEWART, B. (2007). Packaging. Manual de diseño y produccion. Barcelona: Ediciones Gustavo Gili
- MESTRINER, F. (2001). Design de Embalagem. Curso Básico. São Paulo: Makron Books
- GIOVANNETTI, M. (1995). El Mundo del envase. Manual para el diseño y producción de envases y embalajes. Barcelona: Gustavo Gili
- SONSINO, S. (1990). Packaging. Diseño, materiales, tecnologia. Barcelona: Gustavo Gili
- BOYLSTON, S. (2009). Designing Sustaibnable Packaging. London: Laurence King Publishing
- CAWTHRAY, R. e DENISON, E. (1999). Protótipo de embalagens. Lisboa: Destarte
- MANZINI, E. e VEZZOLI, C. (2008). O Desenvolvimento de produtos Sustentáveis. Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp (Editora da Universidade de São Paulo)
- FEFCO , E. (2007). International fibreboard case code. Bruxelas: FEFCO - European Federationa of Corrugated Board manufactures e ESBO - European Solid Board Organization
- SHAOQIANG, W. (2017). Unpack Me Again!: Packaging Meets Creativity. Barcelona: Promopress

Método de interação
Apresentação dos conteúdos teóricos, análise das diferentes embalagens.
Desenvolvimento de projectos de design de embalagem do briefing ao protótipo. Experimentação dos diversos materiais.

Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator e Adobe Photoshop