Desenho

Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Publicação em Diário da República - Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 OT

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa

Pré-requisitos

Objetivos
1 Saber ver/interpretar
2 Manipular expressão em sintaxe
3 Adequar composição à ideia a comunicar
4 Desenvolver soluções simples
5 Adequar a representação a um modelo, conceito, tipo ou significação
6 Demonstrar cultura gráfica e visual
7 Usar termos adequados
8 Demonstrar sentido crítico

Programa
1 Expressão Vs. conteúdo
1.1. Substância e forma
2 Estrutura
2.1. Esqueleto, relação, composição e elementos estruturais, partes
3 Configuração
3.1. Figura-fundo, contorno, partes e todo, elementos constituintes
4 Dimensão
4.1 Tamanho, proporção, escala
5 Dinâmica
5.1. Equilíbrios, estaticismo, tensão, movimento e ritmo
6 Qualidade
6.1. Qualidade formal e qualidade expressiva
6.2. Filtros, oposições, contrastes
7 Demarcação
7.1. Espessuras
7.2. Qualidade da expressão e da representação
8. Outros elementos da expressão e da composição
8.1. Valores tonais, cor, brilho, iluminação, textura, agudez, material, ponto de vista,
enquadramento, opacidade, transparência, toque, penetração, sobreposição, etc
9 Cultura gráfica
9.1. Design e movimentos de vanguarda do século XX
10 Tipologias de registo
10.1 Modo representativo e modo presentativo
10.2. Simplificação por acentuação e por nivelamento
11 Iconicidade
11.1 Relação representação-representado e referente
12 Iconograma e pictograma
12.1 Classes e processos de analogia
13 Esquemática
13.1 Simplificação por nivelamento
13.2. Signos visuais ilustrativos e signos visuais pictogramáticos
14 Conteúdo Vs. expressão
14.1 Assunto, tema e mensagem Vs. sintaxe visual e elementos morfológicos e da expressão visual

Metodologia de avaliação
•Realização em aula, de exercícios e de trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos.
Dado o carácter formativo desta avaliação, esta expressa-se por classificação qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom;
•Apresentação em frequência dos trabalhos e dos exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, que foram fornecidas em aula.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte;
•Os alunos que não obtenham aproveitamento em frequência (classificação final inferior a dez valores), ficam admitidos a exame;
O exame consiste numa prova prática, podendo também ter questões teóricas, incidindo sobre os conteúdos e as práticas que o presente programa elenca ou implica.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte.









Bibliografia
(1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec: Les Éditions Riguil Internationales
(1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec: Les Éditions Riguil Internationales
(2006). El Languaje Visual. Barcelona: Paidós
(1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes
(2008). Fondantions of art and design. Londres: Laurence King Publishing.
(1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec: Les Éditions Riguil Internationales
(2006). El Languaje Visual. Barcelona: Paidós
(1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes
(2008). Fondantions of art and design. Londres: Laurence King Publishing.
(2006). El Languaje Visual. Barcelona: Paidós
(1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes
(2008). Fondantions of art and design. Londres: Laurence King Publishing.
(1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec: Les Éditions Riguil Internationales
(2006). El Languaje Visual. Barcelona: Paidós
(1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes
(2008). Fondantions of art and design. Londres: Laurence King Publishing.

Método de interação
a) Aulas expositivas/teóricas: conteúdos/processos/técnicas;
b) Exercícios aplicação: repres. visual, componente expressiva/informativa/comunicacional;
c) Aulas síntese/produto;
d) Avaliação sumativa: demonstração-valoração competências/conhec.

Software utilizado nas aulas